Superinteressante N° 442 (Agosto 2022)

Superinteressante N° 442 (Agosto 2022)



Resenhas - Superinteressante N° 442 (Agosto 2022)


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 13/09/2022

Agosto de 2022
Feriado estadual no Amapá (data de criação do antigo Território Federal em 1943), aproveitei para atualizar leitura da Super...

"eVTOLs"
Sigla em inglês para veículos que decolam e pousam na vertical à base de eletricidade, os tão sonhados "carros voadores" do imaginário e ficção, porém, de produção não tão distante.
A reportagem fala mais de desdobramentos futuros que o presente em seus desafios de momento. Houve espaço para a movimentação de empresas em suas negociações, possibilidades promissoras do veículo, infraestrutura necessária, especulações animadas... Ok! Ok! Bacana! Mas e os entraves do momento? Foram abordados com moderação ante o grande desafio. A reportagem pareceu assim mais propaganda idealista, promocional.
Ano passado (ou anterior) a Super deu capa para carros elétricos e a maior dificuldade deles recebeu bastante atenção: as baterias. Quanto mais se deseja rendimento, maiores e mais pesadas serão. Um Tesla, por exemplo, para ter o mesmo rendimento de esportivos de ponta necessitou de megabaterias, o que redundou em carros mais pesados e com menos espaço.
Bateria é o calcanhar de Aquiles nessa tecnologia... E pensando-se nesses drones voadores, o que realmente são, que precisam de muita energia, dá para imaginar que na tecnologia do momento são desafio em estudo para superação.
Há necessidade de baterias com capacidade alta, para não serem consumidas rapidamente... Obviamente a ciência tem soluções (que nem imagino, pois o texto não ajudou nessa percepção), mas ainda não são realidade prática para o auê que a reportagem pagou pau...
O que no momento instigou-me...

"Varíola dos macacos: ela poderia ter sido evitada"
Artigo sobre o aparecimento da doença na Nigéria em 2017, história com fatos importantes que apontam para realidades que, apesar de conhecidas, continuam potencialmente favoráveis à disseminação em outros cantos da doença, por descasos e entraves diversos, como já tem ocorrido... São eles: a notificação e acompanhamento com as devidas responsabilidades dos casos detectados; isolamentos necessários; e intervenção com vacinações (a varíola dos macacos tem e o texto trouxe peculiaridades interessantes sobre a produção do imunizante nos EUA).

"Os cristais tempo"
Mano do céu! Não entendi nada, mas fica o registro de que trata de novo estado da matéria descoberto (cristais de tempo), com referências também a outros dois igualmente pouco conhecidos (o condensado de Bose-Einstein e o pólaron de Rydberg). Toooma-te!
Larga mão! Acho que só entenderia alguma coisa disso através de doc em vídeo para leigos leiguíssimos... Deve ser física quântica...

"Rotinas inspiradas"
Sobre os hábitos de 8 gênios. Na real, estão mais para TOC e excentricidades do que para fórmula de processo criativo como há quem imagine. Por exemplo, segundo o texto, Bethoven tomava café feito de 60 grãos (a xícara perfeita) e kant, a partir dos 40 anos, teria costumes rigorosamente cronometrados.

O mais curioso do Oráculo foram explicações para o gentílico de Salvador (soteropolitano) e do Rio de Janeiro (fluminense). Teria correlação, em termos práticos, com boçalidade cultural, em grego no caso baiano e latim no Rio.

Encerrando com duas dicas (filme e série Netflix). Conferi e curti...
"Apolo 10 e meio" - animação com história de um garoto que teria participado de missão ultra-secreta da Nasa para pousar na lua antes da Apolo 11, numa espécie de teste e ajustamentos. Os desenhos são fluidos em movimentos, parecendo aquele tipo de animação feita a partir da encenação de atores, e o destaque é o recorte cultural e histórico multifacetado sobre a rotina nos anos 60. É para quem gosta de História e me identifiquei na vivência de certas descrições. Ah, pode também ter sido tudo um sonho. Seja como for, gostei.
"Sandman" - falando em sonhos, taí a sombria série sobre Morfeu de Neil Gaiman. É para quem curte a fantasia em suas tentativas de racionalizar o surreal e inusitado, o que dá em cada solução doida e ridícula. Tem que se entregar à fantasia para curtir. De início, por conta de olhar mala racional, não gostei, mas aí, como disse, aderí à viagem na maionese e assim estou me divertindo na maratona.

Essas e outras na edição.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR