National Geographic Brasil - Dezembro 2007 - Nº 93

National Geographic Brasil - Dezembro 2007 - Nº 93



Resenhas - National Geographic Brasil - Dezembro 2007 - Nº 93


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 12/12/2021

Dezembro de 2007
"Belém, 2007 d.C."
O destaque nessa reportagem é o muro construído por Israel, conhecido também como Muro da Cisjordânia, separando judeus e palestinos, com a cidade de Belém também cortada por essa polêmica realidade.
Na visão palestina o muro é afronta por invadir território sob sua jurisdição, em intenção de apropriação e anexação de mais terras por Israel.
Para os judeus existe consenso de que promove mais segurança e por isso aprovam a medida, diante do perigo iminente de ataques-bombas-suicidas e ameaças que relatam com constância.
O texto traz cotidiano na vida entre os dois povos, realçando sentimento de medo entre os israelitas e humilhação entre os palestinos. O clima é tenso na região e o trânsito entre os lados é vigiado e controlado com várias restrições.
Outro parecer que achei curioso é que para alguns arqueólogos o reconhecimento de Belém como cidade da natividade de Jesus é polêmica, pois teria existido outra cidade perto de Nazaré também chamada Belém e o significado do nome (casa do pão) poderia referir-se, segundo tais pesquisadores, a qualquer cidade que tivesse moinho. Hum... Deixa eu ver... Não creio nisso não...
Curioso também o que foi registrado, em 2007, sobre a população cristã na cidade. Era estimada como maioria no início do século 20 e hoje é menos de um terço, com expectativas de desaparecimento em alguns anos. É o medo da guerra...
Fiquei curioso por outras informações que a reportagem não trouxe e busquei na net. Os resultados da pesquisa extra-reportagem mostraram o início da construção do muro em 2002, este tem entre 7 a 8 metros de altura e se estende atualmente em mais de 700 km. A região em disputa na Cisjordânia, onde se localiza Belém, foi anexada por Israel em guerra ocorrida em 1967.
No devaneio final, essa cidade que hoje é barril de pólvora, cheia de animosidades, outrora testemunhou grande coral de anjos, no nascimento de Jesus, declarando "Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens a quem quer bem!". Amém!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR