Superinteressante Nº 345 (Abril de 2015)

Superinteressante Nº 345 (Abril de 2015)



Resenhas - Superinteressante 345 - Abril 2015


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 25/04/2015

O que mais gostei foi a HQ com a biografia de Pablo Escobar. Tomara que a revista mantenha essa linha, pois a linguagem dos quadrinhos é muito legal e valoriza o entendimento.
Vemos a ascensão do narcotraficante, a fortuna acumulada nos anos 80 (entre os 10 mais ricos) e a logística do império nefasto que contou até com submarinos. Como disse Jesus: quem vive pela espada, pela espada morrerá...

Achei contraditório o texto "Beber até morrer". O autor levanta a questão do uso abusivo do álcool, grave problema social (enfatizando as besteiras de alguns do meio universitário) vendo uma solução na educação refinada, apoiada em pesquisas que dizem que bebem menos os adeptos de bebidas menos alcoólicas. Algo relacionado a educação e postura social. Sai fora! Tudo é a mesma coisa e leva ao mesmo abismo. Tanto faz, tanto fez...

"A polêmica do Sol" é a reportagem de capa e apresenta a vitamina D em sua importância.
Primeiro gostei do mecanismo de ação apresentado da vitamina que, em linhas gerais, é assim: o sol estimula um tipo de colágeno na pele a produzir a vitamina, que passa pelo fígado e rins para ter suas propriedades ativas para o organismo.
Na importância, cerca de 2500 atividades celulares precisam dela. Cito o Sistema Esquelético com os osteoblastos na manutenção do tecido ósseo e o Sistema Circulatório com a produção de uma substância importante para o controle da pressão arterial.
A polêmica está no combate ao câncer e doenças degenerativas como a esclerose múltipla e mal de Alzheimer. O autor escreve, com a experiência própria, sobre melhorias em tratamento alternativo para a esclerose, onde substituiu alguns medicamentos padrões da medicina conhecida por exposição ao sol em complemento a outros cuidados. O texto estimula 15 minutos diários como o mínimo necessário.

"Cadê minha água" é uma reportagem para melhor aproveitamento da água. Interessante e importante. Alguns dados relevantes são: 60% da água de uso doméstico poderia ser reaproveitada e 70% de tudo é usado pela agricultura (sendo potencializado o desperdício com tecnologias não eficientes). O texto sugere coisas como criação de cisternas, uso de descargas econômicas, investimentos nas tubulações contra o desperdícios, melhoria da tecnologia do campo, etc.

Finalizando, "Universos opostos" fala de antípodas. Pontos em oposição ao nosso lugar no outro lado do mundo, algo que me instigava quando criança (imaginando um buraco e túnel). Dá até para verificar com a sugestão de um site. Minha cidade por exemplo, Macapá, no outro lado sairia no Oceano Pacífico perto da Austrália. Se interessar é só verificar antipodesmap.com (E aí, onde vai dar o teu buraco?)
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR