Superinteressante Nº 352 (Outubro de 2015)

Superinteressante Nº 352 (Outubro de 2015)



Resenhas - Superinteressante


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 19/10/2015

A edição tem temas sociais em destaque.

"Os EUA criaram o Estado Islâmico. E a Síria o fez invencível" - Interessante o texto sobre a ascensão terrível do IS no Oriente Médio. O grupo visa a formação de um Estado Islâmico Universal (na marra), tem lideranças remanescentes dos conflitos no Iraque e Afeganistão (tomados pelo sentimento de ódio e vingança), aproveitou-se das guerras civis para se expandir em várias nações (executando não partidários e apropriando-se de seus armamentos) e é uma das principais causas do êxodo de refugiados para a Europa. Isso parece estar caminhando para algo mais terrível, principalmente pelo grupo ter muito dinheiro e isso, quem sabe, facilitar o acesso a armamento nuclear nesse mundo tenebroso.

"Como o Governo, Comércio e Bancos ganham seu dinheiro" deveria ser a matéria de capa e está bastante elucidativa na exposição dos fatos.
Mostra a desfaçatez e armadilha dos títulos de capitalização (onde o cidadão, jurando que vai se dar bem, em chances mínimas na prática, acaba é adquirindo dívidas e, às vezes, por anos).
Na parte do ganho do comércio, vemos a manobra de aumentar os preços antes de uma super-promoção, dessas tipo 50%, onde os preços, invariavelmente, voltam é para os preços "normais" como eram de algum tempo atrás.
E no ganho do Governo, agora entendi aquela colocação infeliz de um apresentador gordo (assisti o programa original e depois vi a repercussão nas redes sociais) que disse que no Brasil se paga pouco imposto. Ele tava era defendendo a classe dele, onde os ricos pagam menos e os pobres sempre mais impostos. Isso se justifica nos dois tipos de impostos: diretos e indireto. Os diretos caem no que possuímos. E os indiretos, mais pesados para o bolso, caem sobre o consumo e como o pobre tem que gastar tudo na sua sobrevivência (e ainda acaba faltando!) paga mais imposto implícito no bens de consumo. Já os abastados gastam uma parte e investem a grande parcela do restante. Então assim pagam menos impostos. Por aí vemos do bolso de quem vem a grande riqueza do país.

"Será que cola?" fala da coca-cola e indústria de refrigerantes mundial, que vem declinando com a concepção crescente de que não são sadios. Estão bolando novas formas de conquistar o consumidor, "melhorando" o produto. Oras! Até os diet e light podem ser nocivos. Desfaçatez! Mas também eu que não dispenso, mas agora de vez em quando, um refri né.
Falando em refri, lá na seção do "Oráculo" encontrei a explicação de algo que já sabia na prática. Os refri de garrafa de vidro são mais saborosos. Justifica-se na retenção de CO2 que mantêm por mais tempo, que realçam o sabor.

Costumo registrar pontos ambientais, ainda que em mínimos textos na revista. Foi assim que descobri que 90% das aves marinhas tem resíduos de plástico no estômago; descobriram uma vespa brasileira que tem uma toxina que combate células cancerosas (porta, quem sabe, para revoluções na medicina); estão trabalhando em um sorvete que derrete mais lentamente (isso traz ganho ambiental, considerando-se a diminuição no processo de refrigeração); e mais uma espécie da fauna se extinguiu, uma ave no Havaí pela introdução de espécie exótica (olha a exemplificação do processo! os porcos levaram patógenos transmitidos por mosquitos que causaram doenças e dizimaram essas aves).

Como registro de publicações que quero ler, deixo anotado a vontade de ler um livro que não existe (talvez por enquanto). É que uma adolescente de 16 anos fez recentemente, e sozinha, uma volta no mundo em uma pequena embarcação, em um total de 210 dias. Deve ter ótimas histórias para contar e como me amarro em conhecer.

O conto do Ferréz está maneiro! Me identifiquei um pouco com os devaneios do moleque apresentado. Já está na hora também da edição trazer agora uma HQ.

No geral, foi o que mais me chamou a atenção!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR