Vidas Consagradas

Vidas Consagradas



Resenhas - Vidas Consagradas


2 encontrados | exibindo 1 a 2


><'',º> 19/02/2019

Obra de celebração do Catolicismo Romano no Amapá, com breve histórico e acervo fotográfico sobre as seguintes instituições e personalidades evangelizadoras:

- Irmãs Carmelitas de S. Teresa de Florença
- Associação Casa da Hospitalidade
- Congregação das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico
- Congregação da Sagrada Família de Nazaré-piamartinos
- Irmãs da Purificação de Maria Santíssima
- Irmãs de Caridade das Santas Bartolomea Capitanio e o Vincenza Gerosa - "irmãs de Nossa Senhora Menina"
- Irmãs Servas da Caridade
- Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (Cordinamarianas)
comentários(0)comente



z..... 29/01/2016

Publicação distribuída em 2015 pela Diocese de Macapá, em referência ao Ano da Vida Consagrada, movimento instituído pelo Papa Francisco que objetiva o fortalecimento religioso na Igreja Católica Apostólica Romana. Entre as metas destacadas está o "olhar com gratidão para o passado", que traduz-se na valorização e inspiração nas missões católicas que realizaram, e desempenham ainda, papel relevante na assistência social e ação da catequese. Esse é o tema da presente publicação, a apresentação sucinta de um histórico e ação de algumas dessas missões católicas no Amapá. A obra é enriquecida também por um pequeno acervo fotográfico. Material que considero interessante, embora não seja católico romano, por misturar-se à História do Amapá e ter sua representatividade e importância para a região.

As missões católicas mostradas são:

Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença - A obra cita a origem na cidade de Campi Bisenzio, na Itália em 1874, e a chegada no Amapá em 1979, a convite do industrial Marcello Candia.

Associação Casa da Hospitalidade - Fundada em 1978 pelo Padre Luiz Brusadelli, em Santana, depois de reconhecer a necessidade de oferecer abrigo e assistência aos menos favorecidos, recebendo apoio do industrial Marcello Candia.

Congregação das irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico - Fundada na Itália em 1922, pelo padre Rafaello Delle Nocche. A missão instalou-se no Amapá a partir de 2006 a convite do Bispo do Amapá, Dom Pedro Conti. Localiza-se na Vila Amazonas (Santana).

Congregação Família de Nazaré-Piamartinos - No dia 15/05/1990 foi fundada oficialmente a Escola Agrícola, sendo seu fundador o padre Luiz Brusadelli, localizada na Rodovia Duca Serra, no Distrito do Coração em Macapá. Por muito tempo foi chamada Casa da Hospitalidade II.

Irmãs da Purificação de Maria Santíssima - É uma missão italiana, de 1665, inspirada no trabalho de jovens que tinham o desejo de viver uma vida consagrada fora do convento. No ano de 2009, a convite de Padre Rui (Piamartino) e acolhidas pelo Bispo Dom Pedro Conti, foi realizada a abertura de uma casa no bairro Universidade (Macapá).

Irmãs de Caridade das Santas Bartolomea Capitanio e Vincenza Gerosa - Em 1951, chegavam no Amapá, fundando a Escola Doméstica (antigo Ginásio Feminino, hoje Escola E. Irmã Santina Rioli), servindo no Hospital Geral de Macapá (1957), fundadoras do Colégio Santa Bartolomea Capitanio (1961), servindo no Hospital São Camilo e São Luis (1969), nas paróquias de Amapá (1972), Calçoene e Cuba de Asfalto (1991).

Irmãs Servas da Caridade - No dia 23/02/2006 chegam no Amapá.

Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (Cordinarianas) - Fundada pelo padre Júlio, em 21/11/1916, em Macapá, com a missão de cuidar da educação, da saúde e da evangelização. Entre as 20 primeiras Cordinarianas estava a jovem macapaense Raimunda Siqueira Coutinho, que se tornou Irmã Celeste (a primeira freira do Amapá)
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR