Mitologia Medieval: Bestiários - Sadat Oliveira

Mitologia Medieval: Bestiários - Sadat Oliveira



Resenhas - Mitologia Medieval: Bestiários


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Henrique653 06/06/2023

Senti falta de imagens
O livro um compilado de escritos sobre criaturas e animais baseados em literaturas da idade média. Há seres mitológicos e animais reais caracterizados religiosamente. O livro peca demais em não conter imagens. Muitas foram as vezes em que busquei imagens no Google para ter referência.
comentários(0)comente



Léo 19/12/2022

Animais Fantásticos da Idade Média
É um breve compêndio de feras e criaturas (mitológicas ou não) reunido através do estudo de vários outros manuscritos e bestiários medievais.

É bem sucinto, mas serve como material de entrada para estudos mais avançados.

Um ponto forte é que ele é recheado de referências bibliográficas e fontes, o que torna uma pesquisa posterior mais fácil.

Foi interessante ver como os antigos interpretavam as criaturas, como as utilizavam como alegorias em suas histórias e como a simbologia de muitas delas permanece até hoje.

Um ponto negativo que falha (e muito!) nessa edição é a ausência de imagens. O que é um bestiário medieval sem suas características iluminuras?!

No entanto, pelo custo-benefício, vale a pena.
comentários(0)comente



CInt_lo 18/02/2021

Um livro curto mas que traz várias curiosidades interessantes sobre como o ser humano entendia a natureza dos animais ao seu redor
comentários(0)comente



Dieicy 26/02/2020

Muito interessante para aprender sobre a mitologia acerca dos animais e como isso se perpétua até hoje.
comentários(0)comente



angeskoober 01/11/2019

Bom para uma pesquisa rápida.
É um livro curto, tem 61 páginas apenas, mas achei bem interessante. Eu quis ler como pesquisa para futuras histórias usando monstros ou procurando alguma peculiaridade de algum animal, conforme escrito antigamente.
O autor teve o cuidado de colocar alguns textos com informações sobre bestiários e contextualizar os leitores sobre o uso dessas informações na antiguidade.
Tem muito animal que já é conhecido por nós hoje em dia, mas são mencionados também animais mitológicos, como dragões, grifos, unicórnios...
Eu anotei sobre alguns animais para minhas pesquisas e recomendo a obra para quem tem interesse em saber um pouco sobre bestiários - e o que as pessoas acreditavam há muito tempo atrás.
Muita coisa já caiu por terra, depois que a tecnologia e a ciência tomaram mais espaço no mundo, mas para quem gosta do assunto, a obra se torna uma boa fonte de pesquisa, mais acessível para começar.
Senti falta de ilustrações, que eu acho que iriam deixar a obra mais rica, mas caso haja curiosidade, o leitor pode procurar na internet algumas imagens.
comentários(0)comente



rochelle 09/08/2019

Um Zoológico fantástico
A proposta do livro em si já é deveras interessante, pois se propõe a apresentar os animais e criaturas fantásticas sob a perspectiva da idade média. Partindo disso, o livro nós trás a reflexão de como o mundo era nesse período, a mitologia, e a compreensão do comportamento dos animais era algo que ia além de um entendimento biológico, mas mágico, dotado de lendas e contos envolvendo eles, desde o coelho, ao camelo e até o unicórnio.

Apesar de em partes o livro ser cansativo, pois de fato é uma enciclopédia de A a Z dos animais e criaturas, ele é curto, e objetivo, creio q o foco do autor não fora descrever os animais de forma comum como conhecemos hoje, mas sim destacar apenas os itens divergentes do nosso entendimento e apresentar a relação da natureza com o homem da idade média.
comentários(0)comente



Cristian 25/12/2017

Podia ser melhor
As informações em si são fabulosas! É muito interessante ver como o conhecimento da natureza era muito mágico. Contudo, o livro possui poucas explicações. Não há contextualização dos bestiarios e a compilação raramente faz referência de qual fonte foi extraída a informação quando apresenta um animal. Bem verdade que ao final do livro consta a lista dos bestiarios consultados. Há algumas imprecisões com o latim que não comprometem de todo a obra, mas incomoda a quem, como eu, estudou latim.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR