Revolução de 1930 em Sergipe

Revolução de 1930 em Sergipe

Compartilhe


Revolução de 1930 em Sergipe


Dos Tenentes aos Coronéis




Este livro tem por preocupação básica analisar a Revolução de 1930 através das políticas das interventorias num Estado do Nordeste.
Sergipe, que foi palco das revoltas tenentistas, a partir de 1930 passa a ser governado justamente pelos tenentes de ontem. Buscando o significado da realização do projeto tenentista, o autor toma como elemento central as relações das interventorias com os principais grupos sociais, especialmente a classe dominante e os trabalhadores urbanos. O fato de ter coberto todo o período (1390/45) permite ao leitor perceber a disjunção que ocorre em 1935, representada pela vitória das forças dominantes, bem como oferece uma visão de conjunto do processo contraditório, dividido em fases configuradas e até certo ponto distintas. Analisando esse process, o autor não se limita a observar simplesmente que o projeto tenentista não era revolucionário, dedica-se também a detectar tendências reformistas democratizantes num primeiro momento, e a mostrar como essas tendências foram contidas dentro de um projeto autoritário repressivo privilegiando os grupos dominantes. A análise dessa transmutação tem sempre como referência básica o quadro nacional, como contraponto para o entendimento da natureza pós-1930.

História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Revolução de 1930 em Sergipe

Similares

(21) ver mais
Atlas Escolar Sergipe
Sergipe Colonial II
TEXTOS PARA A HISTÓRIA DE SERGIPE
Sergipe Colonial I

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Humberto Junior
cadastrou em:
25/08/2018 11:11:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR