Roadie Crew #170

Roadie Crew #170 Roadie Crew

Compartilhe


Roadie Crew #170


Heavy metal & Classic Rock




Anos 80: uma década muito especial

A década de 80 tinha tudo para ser um período obscuro e inexpressivo no cenário musical, pois o que aconteceu nos anos 60 e 70 elevou a arte da música a um patamar que parecia ser impossível criar alguma coisa nova ou que causasse impacto. Mas foi nesse período que o Heavy Metal demonstrou que não havia limites para a evolução e esparramou pelo mundo uma grande variedade de estilos dentro da música pesada. Surgiram, então, bandas que ainda hoje desfilam seus sucessos pelos palcos do mundo, gravam discos de qualidade e mantém sólidas bases de fãs que só se acumulam com o passar dos anos.

Em 1980 um dos pontos de partida da nova realidade do show business foi o aparecimento avassalador do Iron Maiden, e da cena britânica da NWOBHM. Mas essa riqueza dos trabalhos que começaram a ser produzidos naquela época me chamaram a atenção por causa da coincidência que notei por termos iniciado o ano de 2013 celebrando os 30 anos do Destruction na edição 168, depois tivemos a capa do King Diamond, que havia surgido em 1983 com o Mercyful Fate lançando Melissa, e agora, na edição 170, temos a matéria de capa com o Metallica, comemorando 30 anos de KillEm All, num trabalho em que apresentamos um material desenvolvido por nossa equipe, e no qual contamos com a parceria da empresa britânica Future Publishing, com a participação do jornalista Dave Everley.

É, 1983 foi um ótimo ano para o Metal. Enfim, os anos 80 de modo geral marcaram profundamente a história do Heavy Metal. Senão vejamos: nesta edição da ROADIE CREW temos sete entrevistas com bandas que nasceram naquela época: Metallica, Sacred Reich (surgido em 1985), Grave Digger e Battleaxe (ambos de 1980), Therion (de 1987, inicialmente como Blitzkrieg, depois Megatherion), Suffocation (1988) e Steven Adler (que estreou na cena em 1987 com o Guns N Roses).

E não podemos esquecer que foi o aparecimento de tantos grupos com diferentes estilos que inspiraram a mídia a começar a rotular os vários subgêneros do Metal. Uma das curiosidades envolvendo essas denominações de Black, Death, Thrash, etc, é a que diz respeito ao que muitos chamam de Hard Rock. Quem viveu nos anos 80 já como adulto, lembra muito bem que Mötley Crüe, Poison, Ratt, entre outros, significavam bandas de Heavy Metal. O Hard Rock ficava na área de Aerosmith (então uma espécie de clone dos Rolling Stones), Grand Funk Railroad, Guess Who. Mas, principalmente no Brasil, chamar o Heavy Metal do continente norte-americano de Hard Rock se tornou padrão. Um exemplo de alguém que se espantou com isso foi Sebastian Bach (foto), quando visitou o Brasil pela primeira vez com o Skid Row e fez questão de informar aos jornalistas especializados (ou não) que o som que sua banda fazia era sim Heavy Metal, com o que eu concordo plenamente, apesar que muita gente continuou pensando diferente. Mas o que importa é que no final é tudo RocknRoll.

Airton Diniz


Comunicação

Edições (2)

ver mais
Roadie Crew #170
Roadie Crew Heavy Metal & Classic Rock Ano 13 Nº 140

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 0
0%
3
ranking 67
67%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

58%

43%

Michel.Alves
cadastrou em:
03/12/2013 23:49:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR