Antes de tudo, quem tem todos os CDs do Rosa, deve fazer a experiência de ler ouvindo, é bem legal e diferente, quem não tem vai ouvindo nas partes que tem as músicas correspondentes. O livro é muito bem acabado, em papel de revista, ótimas imagens,todavia para os mais desatentos passa como uma revista, a proposta é muito boa e criativa o Rosa de Saron é uma banda e lógico tem diversas canções, a proposta do livro é contar a História do Rosa pelas sua canções, gostei muito da jogada. De cara o Livro faz uma apresentação em tom de brincadeira do nome da Banda, eu também fiz essa pergunta. O que significa Rosa de Saron ? E o livro me esclareceu tudo.
Nas primeiras páginas do livro são apresentadas esclarecimentos muito válidos e bem embasados para questão do ritmo e das letras, a formação da banda e como ela se deu ao longo dos anos é apresentada. Ler as páginas de Rock, Fé e Poesia. nos traz raras surpresas que ficam para os que vão ler, no entanto é bom saber que o Batman e Elektra influenciaram o Rosa, como ? Só lendo, é muito legal, daí em diante há uma analise de cada cd e das músicas que o formam, nisso a história de cada música, ao mesmo tempo vai sendo feita uma analise do contexto em que as músicas foram escritas, os desânimos, a angustia, as alegrias, as curiosidades e os momentos de recomeço e de perdão.
Engraçado que diante da leitura um sentimento de fazer parte tomou conta de mim, em algumas canções as explicações acabaram-me dando alento ao ouvir e ler de novo essas músicas. O significado maior do que se imagina de certas canções me trouxe para a realidade, de que o Rosa não é apenas uma banda de rock católico e sim que o Rosa tem um ministério. O significado de algumas músicas vai além do que se imagina, por mais que entre nós discutimos por diversas vezes o que significava Muitos choram, Parusia, Anjos das Ruas, Mentiras das Agulhas entre tantas outras, essas músicas tem sua própria historia, o que não faz delas músicas datadas a alguém, ou a um momento, como pude constatar ao me questionar sobre essa ou aquela música. Ao longo do livro a emoção toma conta do leitor em certas circunstâncias (faça a experiência de ler ouvido as músicas), saber a profundidade de Isaias 53, 3-9, quase conhecer aqueles olhos vermelhos, a felicidade ( por ter achado que ficou linda com o Rosa ) de não ter chegado certa canção a tempo nas mãos do Dunga, a alegria de em uma tarde, onde o Marcelo ( Tchelão) tomou um bolo e ter observado as crianças, o cômico na confusão entre o coma e coma, descobri quem é o 5 minutos, saber que o Eduardo quase nos privou de uma das canções mais intimistas do Rosa, que a Chance teve sua chance muito antes do que se imagina. Que em uma frase tanta coisa se explica ....viver a dor da despedida não diminui a sua fé., saber que essa frase tão real tem haver com o Rosa e entender que isso fez com que uma canção tivesse ainda mais sentimento forte e significativo. Poder fazer uma ligação direta entre um Trilha sem dor e Passos lentos, quando se entende o significado de ambas é a conclusão que se pode chegar. E assim as canções lidas e ouvidas ganham vida nova. No livro é possível na leitura encontrar pessoas tão bem conceituadas na cena católica hoje e perceber que o Rosa estava lá...
Duas palavras traduzem o livro, nostalgia e renovação, não sei se para todos terá o mesmo significado, talvez para o mais novos seja, novidade e sentimento, para outros pode ser, perseverança e sonoridade, enfim, assim como as músicas do Rosa podem ter significados diferentes assim também pode ser a leitura de Rock, Fé e Poesia.
Eu recomendo!!!