Romances Completos

Romances Completos Graciliano Ramos


Compartilhe


Romances Completos





CAETÉS: O PRIMEIRO ROMANCE
“Caetés” foi a obra de estreia de Graciliano Ramos, responsável por apresentar o autor ao cenário literário. O romance narra a história de João Valério, um homem introvertido e criativo que está escrevendo um livro sobre a história dos indígenas da região. A trama toma um rumo complexo quando João Valério se apaixona por Luiza, uma mulher casada. Esse romance proibido não apenas entrelaça as vidas dos dois, mas também influencia a trajetória de uma terceira pessoa, desencadeando uma série de eventos inesperados e angustiantes. Além de inaugurar a carreira literária do autor, "Caetés" também delineia as bases estruturais e temáticas para os próximos romances de Graciliano Ramos.

SÃO BERNARDO: A OBRA-PRIMA
Considerada por alguns críticos a obra-prima do escritor, “São Bernardo” apresenta a vida de Paulo Honório, um fazendeiro do sertão alagoano que, após inúmeros conflitos, se tornou o mais poderoso de sua região. No livro, o leitor pode acompanhar as negociações, as dificuldades e os desafios encontrados pelo protagonista ao longo de sua trajetória – a trajetória de um homem que saiu do nada e se vê com muito poder em suas mãos. "São Bernardo" ainda revela críticas sociais perspicazes e uma análise profunda da complexidade das relações de poder e dos dilemas que as acompanham. Nesse romance, Graciliano se consolida como um dos grandes escritores brasileiros, explorando temas universais por meio de uma trama envolvente e uma narrativa meticulosa.

ANGÚSTIA: UM MERGULHO NA MENTE HUMANA
A obra desvenda as complexidades psicológicas de Luís da Silva, um contador imerso em suas próprias obsessões e neuroses, vivendo em uma profunda angústia existencial. A narrativa segue a trajetória desse protagonista, que reside em um subúrbio, proporcionando um cenário rico em personagens tipificadas desse contexto social. No subúrbio, Luís da Silva se vê obcecado por Marina, uma de suas vizinhas, e passa a viver em torno dela e das próprias invenções de sua mente. O romance se constrói por meio de uma escrita intensa e introspectiva, revelando a habilidade única de Graciliano Ramos de conectar a escrita com a exploração das complexidades da mente humana.

VIDAS SECAS: SERTÃO, MISÉRIA E CRÍTICA SOCIAL
“Vidas Secas” retrata a vida de uma família de retirantes nordestinos. A saga de Fabiano, Sinha Vitória, seus filhos e sua cachorra Baleia é marcada pela seca e pela pobreza, apresentando uma visão dolorosa das condições sociais do sertão. “Vidas Secas” é outra obras-prima de Graciliano Ramos, que se destaca não apenas pela narrativa impactante, mas também pela linguagem precisa e pela construção de imagens marcantes, que influenciaram profundamente a literatura brasileira.

Ficção

Edições (1)

ver mais
Romances Completos

Similares


Resenhas para Romances Completos (3)

ver mais
Aceleração
on 30/1/24


Todos os romances começam devagar, chegam sem prometer nada, simples, avergonhados, despretensiosos. Se sua paciência lhe permitir vencer a metade da jornada, perceberá que a vagarosidade era na verdade uma ascensão de terreno íngreme para uma descida vertiginosa nas últimas páginas. Todos são assim, mas também não são equiparáveis uns aos outros. Caetés é marcado pela clara inexperiência do autor, não gostei, mas já ali é possível perceber as mesmas características que o autor evoluir... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 13
5
ranking 46
46%
4
ranking 54
54%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

GabrielMacambira
cadastrou em:
12/01/2024 22:49:44
moraes_psi
editou em:
13/01/2024 01:27:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR