Rompendo o silêncio

Rompendo o silêncio Alice Walker


Compartilhe


Rompendo o silêncio


Uma poeta diante do horror em Ruanda, no Congo Oriental e na Palestina/Israel




Engajada com Martin Luther King no Movimento pelos Direito Cívicos, militante feminista, Alice Walker continua a lutar incansavelmente pelos direitos das mulheres, em particular contra as mutilações que lhes são impostas.

Trinta anos depois de denunciar a opressão racial e sexual das negras americanas, publica Rompendo o silêncio, em que descreve, de forma comovente, suas impressões colhidas durante viagens aos umbrais dos infernos: a Ruanda e ao Congo, em 2006, convidada pela organização Women for Women International, para se encontrar com sobreviventes do genocídio ocorrido nesses países; e, em 2009, por iniciativa do grupo pacifista CODEPINK, à Palestina e a Israel.

Nessas regiões assoladas por conflitos políticos, e guerras insanas, ela coletou história de gente simples, homens e mulheres que tiveram seu cotidiano tranqüilo atingido por banhos de sangue, confrontando-se, desse modo, com o indizível, o inenarrável. De volta aos Estados Unidos, Alice buscou uma forma de contar essas histórias para que outras pessoas pudessem alimentar o espírito crítico diante das “informações” veiculadas pelas mídias – ou, ainda melhor, pudessem aceder a esse conhecimento e, talvez, mudar a atitude diante do mundo aderindo a um viés pacifista e humanitário.

Mas como falar sobre o indizível? Que palavras escolher? Como engolir as lágrimas que choraríamos com nossos irmãos sofredores para que elas não afogassem a inspiração? Diante daquilo que não pode ser dito, só nos resta a poesia. E foi assim que Alice contou as trágicas histórias que recolheu: poeticamente.

Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Rompendo o silêncio

Similares

(14) ver mais
Moçambique Terra Queimada
As Flores de Ruanda
O Papel de Parede Amarelo
Olhos d

Resenhas para Rompendo o silêncio (3)

ver mais
"ROMPENDO O SILÊNCIO UMA POETA DIANTE DO HORROR EM RUANDA, NO CONGO ORIENTAL E NA PAL

Rompendo o Silêncio – Uma Poeta Diante do Horror em Ruanda, no Congo Oriental e na Palestina/Israel (Bertrand Brasil) combina um pouco de história e muitos depoimentos, conta como sobrevivem habitantes de regiões da África e do Oriente Médio que a autora visitou entre 2006 e 2009.... leia mais

Estatísticas

Desejam50
Trocam1
Avaliações 4.2 / 40
5
ranking 48
48%
4
ranking 30
30%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Erika
cadastrou em:
06/08/2011 10:47:16
Jenifer
editou em:
16/11/2019 00:16:04