Saga de Njáll

Saga de Njáll Desconhecido


Compartilhe


Saga de Njáll


Saga de Njáll: um clássico viking




A “Saga de Njáll”, a mais longa e elaborada das sagas islandesas, é uma obra literária singular. Seu impacto ultrapassou a literatura nórdica, contribuindo para o nosso conhecimento sobre a cultura viking. Escrita no século XIII, os acontecimentos da “Saga de Njáll” se passam entre os séculos X e XI, oferecendo uma visão profunda da formação da sociedade islandesa durante o processo de conversão ao cristianismo.

Está para a literatura islandesa como a Divina Comédia está para a italiana ou Dom Quixote para a literatura espanhola. É um clássico que atravessa gerações! Ela ainda é considerada uma das grandes obras em prosa do mundo e destaca-se por suas inovações técnicas, pela complexidade narrativa (dada pela unidade conceitual entre os 159 capítulos) e pela intertextualidade — ao fazer referência a outras sagas e textos nórdicos.

De autoria anônima, a obra mobilizou ampla especulação sobre a identidade do autor, que ainda não foi identificado. Sabe-se apenas que os principais acontecimentos descritos na saga são provavelmente históricos e que o texto decorre da tradição oral islandesa, moldado pelo autor para adequar-se à forma escrita e às suas necessidades artísticas.

Os eventos históricos que influenciaram a construção dessa narrativa se revelam através das rivalidades entre Vikings, seus procedimentos de resolução de disputas e o impacto da cristianização no país. Ao longo dos capítulos, a narrativa introduz centenas de personagens que ilustram esses acontecimentos conectando diferentes histórias.

A trama, rica em aventuras, conflitos, humor e elementos trágicos, permanece como uma das mais espetaculares produções da literatura islandesa. A “Saga de Njáll” é uma viagem à Islândia medieval, um testemunho da vida cotidiana na Era Viking e dos feitos extraordinários que moldaram a formação das sociedades nórdicas.

A “Saga de Njáll” é considerada o auge da tradição das sagas e sua influência na cultura pode ser percebida pelo mundo inteiro até os dias de hoje.

Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Saga de Njáll
Saga de Njáll

Similares


Resenhas para Saga de Njáll (4)

ver mais
Um épico
on 12/4/24


Li a edição do Clube de Literatura Clássica (do mesmo tradutor). A saga é maravilhosa (apesar de ser fácil se perder um pouco com os nomes). Apesar do tradutor avisar na introdução ao livro que poderia ser uma leitura um pouco complicada, senti durante a leitura que já vi algo similar a isso antes: J. R. R. Tolkien. Acredito que todo aquele que gosta do Silmarillion, principalmente da tradução mais fiel ao estilo do Tolkien feita pelo Reinaldo José Lopes, irão também gostar desta obra.... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 16
5
ranking 19
19%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 6
6%

54%

46%

LucasOlif
cadastrou em:
21/02/2024 19:34:37
LucasOlif
editou em:
21/02/2024 19:39:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR