Samarcanda

Samarcanda Amin Maalouf


Compartilhe


Samarcanda





A narrativa de Samarcanda gira em torno da história do manuscrito do Rubaiyat, de Omar Khayyam, desde a sua composição pelo poeta e sábio persa do séc. XI à sua perda no naufrágio do Titanic em 1912.

Acusado de zombar dos códigos invioláveis do islã, o poeta e sábio persa Omar Khayyam é conduzido à presença do juiz local. Reconhecendo a sua genialidade como poeta e a sua estatura como pensador, este homem poupa a vida de Khayyam e lhe entrega um caderno em branco para que se limite a escrever nele seus versos. Assim nasceu o Rubaiyat de Omar Khayyam. Os caminhos da vida deste poeta se cruzam com os de Nizam Al-Mulk, vizir do sultão Malikchah, e com os de Hassan Sabbah, fundador da Ordem dos Assassinos, que mais tarde esconderá o precioso manuscrito na famosa fortaleza montanhosa de Alamut. No final do séc. XIX, o livro acendeu a imaginação do Ocidente na tradução evocativa de Edward Fitzgerald. No início do séc. XX, um acadêmico estadunidense ouve falar da sobrevivência do manuscrito e o recupera com a ajuda de uma princesa persa. Juntos eles o levam na fatídica viagem do Titanic.

Neste romance, o genial e premiado escritor libanês, Amin Maalouf, nos conduz, mais uma vez, pela Rota da Seda, atravessa séculos e continentes, e nos delicia com seu talento de contador de histórias.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
Samarcanda
Samarcanda
Samarcanda
Samarcanda

Similares

(8) ver mais
Shadows of the Pomegranate Tree
O tumor
Beirute noir
Correio noturno

Resenhas para Samarcanda (161)

ver mais
on 17/2/22


Um livro muito interessante, que dificilmente eu leria se não fosse a indicação da TAG. A história gira em torno dos Rubaiyat de Omar Khayyam. Assim, Samarcanda é um livro sobre um livro, o que é bem legal. Dividido em quatro partes, as duas primeiras são quase uma fanfic (?) sobre a história de Khayyam e de como ele escreveu seus Rubaiyát. Já as duas últimas partes, as que mais gostei, inclusive, contam como o narrador, Benjamin Omar Lesage, se envolveu com o Rubaiyat e como isso tra... leia mais

Estatísticas

Desejam53
Trocam4
Avaliações 4.0 / 621
5
ranking 41
41%
4
ranking 40
40%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

24%

76%

Jenifer
cadastrou em:
11/03/2022 22:22:01
Jenifer
editou em:
11/03/2022 22:22:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR