São Paulo

São Paulo João Rossi...


Compartilhe


São Paulo


Cidade Imperial




No início do século XIX, o que preponderava nos sítios mais afastados era o isolamento. De vez em quando passava tropeiro, mascate ou viajante, rompendo com a monotonia do cotidiano dos moradores, perdidos na imensidão de um território, tendo a natureza exuberante por companhia. nestas ocasiões, a passagem de alguém era um acontecimento ímpar que fazia os moradores da vizinhança se reunirem para conhecer ou saber quem era a pessoa e que novas ela tinha para contar de outras terras. Assim era a cidade Imperial de São Paulo.

A situação se transforma e Junius registraria com propriedade o que representava as estradas de ferro para a cidade de São Paulo: Os brônquios da cidade são as duas linhas, a Inglesa, que parte de Santos, e a São Paulo e Rio de Janeiro, que prende-se à estrada Pedro II. Por estas vias é que a cidade fazia os movimentos de inspiração e expiração do ar, tão necessário à vida da capital, tendo na Estação da Luz e na Estação do Brás suas referências. Os brônquios da cidade que haviam sido a Rua Direita, São Bento e do Rosário cediam a vez para as linhas férreas. O progresso avança e São Paulo se transforma.

Arquitetura e Decoração / Artes / História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
São Paulo

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Fernando
cadastrou em:
18/05/2020 21:53:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR