Scientifc American Brasil Edição Especial

Scientifc American Brasil Edição Especial Duetto

Compartilhe


Scientifc American Brasil Edição Especial


Buracos Negros




Os buracos negros dobram o tecido do espaço-tempo de maneira tão extrema que acabam por despedaça-lo. Objetos superdensos, eles devoram qualquer coisa que se aproxime demais, até mesmo a luz, em uma viagem da qual não há retorno. No entanto, seu poder mais singular talvez seja o que exercem sobre nossa imaginação. Aprender mais sobre esses glutões implacáveis desperta sensações semelhantes às que temos diante das estranhas criaturas de filmes de terror, mesmo quando sabemos estar seguramente instalados numa poltrona.
Como explicam os autores desta edição especial, os buracos negros oferecem muito mais para a ciência que o espetáculo assustador e ao mesmo tempo tão atraente da destruição. As forças desencadeadas por eles modelam as regiões ao seu redor, dando pistas sobre a evolução das estrelas e galáxias. Em seu esforço para solucionar um dos maiores mistérios da astronomia, pesquisadores descobriram que os buracos negros são responsáveis por alguns dos fogos de artifício mais deslumbrantes do Universo. Quando uma estrela massiva morre para dar a luz um buraco negro, libere um pulso titânico de radiação em uma explosão de raios gama que pode ser vista a bilhões de quilômetros de distância, como Neil Gehrels, Luigi Piro e Peter J. T. Leonard discutem em "As mais fantásticas explosões do Universo", que começa na página 30. Buracos negros supermassivos e vorazes existem também em regiões onde as estrelas se formam a um ritmo fenomenal, os chamados núcleos galácticos ativos. Como? Veja: "Estranho par galáctico ", de Kimberly Weaver, na página 38.
Estudar buracos negros leva a uma nova compreensão de outras áreas da física que desafiam a mente. No futuro, os aceleradores de partículas mais poderosos da Terra poderão produzir primos distantes dos gigantes astrofísicos: buracos negros microscópios. Eles explodiriam imediatamente após sua formação, fornecendo pistas sobre como o espaço-tempo é tecido e se possui dimensões maiores e ainda invisíveis, explicam Bernard J. Carr e Steven B. Giddings em "Território inexplorado", que começa na página 22. Outros artigos desta edição exploram o que os buracos negros podem nos dizer sobre a natureza da gravidade, a quantidade sem fim de informações contidas no Universo e se a nossa realidade aparente em 3-D é na verdade uma ilusão. É hora de escolher uma poltrona confortável e se preparar para aprender mais sobre um dos monstros mais aterrorizantes do Universo.

Edições (1)

ver mais
Scientifc American Brasil Edição Especial

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR