Sem fraude nem favor

Sem fraude nem favor Jurandir Freire Costa


Compartilhe


Sem fraude nem favor





O romantismo foi e continua sendo uma das marcas registradas da cultura ocidental. Neste importante estudo, o psicanalista Jurandir Freire Costa mostra o que aconteceu com o amor quando se deslocou para o centro imaginário do ideal de felicidade pessoal.







Os textos que compõem este livro não pretendem oferecer soluções para os dilemas do amor. Para o autor, uma maneira sensata de viver a emoção amorosa intensamente consiste em se desfazer das culpas que carregamos pelos fracassos que acumulamos e ao mesmo tempo rejeitar a condenação da paixão amorosa como delírio institucionalizado.







O amor, tal como apresentado nos instigantes ensaios de Sem fraude nem favor, não é um embuste ou algo que profanamos com nossa "impiedade narcísica": Trata-se de uma crença emocional que pode ser mantida, alterada, melhorada, piorada ou abolida.







Em Sem fraude nem favor, Jurandir Freire Costa analisa algumas das mais pertinazes "intuições" sobre o amor. Assim, observamos como se desenvolveu a convicção de que o amor é um sentimento universal e natural, presente em todas as épocas e culturas. A noção do amor como sentimento irracional e incontrolável é discutida de maneira contundente. O autor chega também à questão mais delicada: a relação entre amor e felicidade. Cercado de violência, competição, frivolidade, superfluidade, egoísmo desenfreado e indiferença, o amor ergueu-se como uma fronteira entre o sujeito moral e a barbárie do mercado.







Os inovadores ensaios reunidos neste livro representam uma perspicaz e sensível incursão ao imaginário do amor romântico e nos oferecem elementos de reflexão sobre formas de viver a experiência amorosa sem prejuízos morais pessoais ou coletivos.

Edições (1)

ver mais
Sem fraude nem favor

Similares


Resenhas para Sem fraude nem favor (1)

ver mais
Eu me apaixonei por este livro! (que o autor não me escute, senão vai começar a me analisar e destruir a minha motivação rsrsrs) As análises são primorosas, a minha cabeça está purulando de idéias e questionamentos por causa deste livro. Tinha que voltar e reler alguns trechos para (tentar) captar todo o sentido, mas acredito que seja devido a minha pouca ou nenhuma familiaridade com os filósofos e outros especialistas citados.... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam2
Avaliações 4.3 / 16
5
ranking 50
50%
4
ranking 31
31%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Rodolfo Souza
cadastrou em:
29/09/2009 15:40:28