Numa época em que a sociedade assiste, estarrecida, à marginalização de jovens de classe média, fenômeno que vem se repetindo em todo o mundo, é extremamente oportuno e mesmo necessário, rever os conceitos de "educação moderna" e os problemas que interpretações inadequadas podem acarretar. E é exatamente este o propósito desta obra: levar pais e educadores a refletir sobre uma das causas deste problema - a questão dos limites na educação. No Brasil, a obra, pioneira no tema,conquistou o público leigo e acadêmico, pela seriedade com que é abordado, mas também especialmente pela forma simples e afetiva com que foi escrito.
Escrito numa linguagem direta, clara e objetiva, com base em um estudo de campo realizado com 160 pais de classe média de várias regiões do Rio de Janeiro, sem deixar de tratar com a profundidade necessária os temas, a autora, com décadas de docência e mãe de dois filhos, conduz os pais a reverem posturas geradas por interpretações distorcidas de Psicologia e Educação. São também analisadas as consequências que a falta de limites na educação podem trazer, uma das quais seria o surgimento de uma geração de "pequenos tiranos", crianças e jovens sem noção de "certo" e "errado", sem solidariedade nem empatia, seres egocêntricos e voltados apenas para seu prazer pessoal, capazes, em conseqüência, de atos anti-sociais, desde que considerem sempre, em primeira e última instância, apenas os seus interesses.
Educação / Psicologia