Semiótica e Percepção Visual

Semiótica e Percepção Visual Jorge Elias Dolzan


Compartilhe


Semiótica e Percepção Visual


Sociais Aplicadas




Para iniciar o estudo relacionado à disciplina de Semiótica e à
Percepção Visual é necessária uma breve contextualização destas duas
temáticas, tão pertinentes à formação de profissionais ligados às áreas de
projeto, planejamento e criação. A noção de que processos criativos resultem
em produtos/serviços para o mercado, que precisa perceber estes produtos
não apenas como necessários utilitariamente, mas como carregados de
significados e sentidos, pode contribuir para demonstrar a importância da
semiótica e da percepção visual na formação de profissionais ligados às
áreas de projeto de produto (seja ele gráfico, industrial, moda, interiores,
arquitetura, entre outros).
Afinal de contas é preciso ter um vasto repertório visual para dar
forma às ideias que serão geradas nos processos criativos de projeto. Ainda,
é preciso entender que existe uma teoria que dá conta dos processos de
significação e da linguagem visual, na qual temos pouca formação em nossa
passagem escolar – há um peso considerável no letramento, mas poucas
são as metodologias de ensino escolar que dão ênfase à linguagem visual. E
quando optamos por áreas profissionais ligadas ao projeto – e aqui entram
a arte (em todos os seus manifestos); a arquitetura; o design; entre outras;
carecemos de tal formação.
Em paralelo à importância do “letramento” visual – da capacidade de
ler e produzir formas e elementos visuais; somos cobrados profissionalmente
pela capacidade de entregar conceitos – dar e entender os significados por
trás dos textos visuais, ou seja, de que nossos produtos possam se vender
por si só, que o resultado de nosso trabalho seja entendido pelo nosso cliente.
Além de que precisamos, de certa forma, buscar muitos destes conceitos nos
contextos em que está inserido o público-alvo dos nossos projetos. De certa
forma, além de ter o “letramento” visual precisamos saber o que vamos
“escrever” visualmente. E aí entra a semiótica, como uma ciência que dá
conta, sob certa perspectiva, desta leitura de mundo e de como podemos
produzir para que este mesmo mundo compreenda.
Cada vez mais nos vemos inseridos em uma sociedade onde as
relações sociais estão pautadas na imagem e na capacidade de comunicação
que o mundo visual (e audiovisual) proporciona. Dentro disso, a percepção
visual se torna impactante, à medida que o entendimento de como
percebemos e compomos o mundo à nossa volta vem se tornando ferramenta
diferenciadora para o sucesso pessoal e profissional. Em outra perspectiva,
mas referente ao mesmo objeto, vemos que a capacidade de interpretar
coerentemente os elementos de comunicação e a inteligência de darmos
sentido ao que queremos comunicar, tem base operacional na Semiótica –
que de forma introdutória pode ser entendida como a “ciência que estuda
os signos”.

Educação / Moda, Estilo e Beleza

Edições (1)

ver mais
Semiótica e Percepção Visual

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

wasabiana
cadastrou em:
04/04/2023 11:08:41
wasabiana
editou em:
04/04/2023 11:08:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR