Sentimentos Econômicos

Sentimentos Econômicos Emma Rothschild


Compartilhe


Sentimentos Econômicos


Adam Smith. Condorcet e o Iluminismo




Numa brilhante recriação do período entre 1770 e 1820, Emma Rothschild reinterpreta as ideias dos mais revolucionários economistas para traçar um esboço da situação sócio-política e as consequências para as relações intereconômicas dos dias de hoje.

SENTIMENTOS ECONÔMICOS alterna textos de Adam Smith e Condorcet com ideais do Iluminismo e sua sutil influência no pensamento político atual. Adam Smith é considerado o pai da economia política e, especialmente, do liberalismo econômico.

Entre suas principais ideias estão as noções de que a fonte de toda riqueza é o trabalho e de que os governos devem conceder total liberdade à produção nacional e ao comercio internacional. O marquês de Condorcet, filósofo, matemático e político francês, ligado a D'Alembert, Voltaire e, principalmente, Turgot, ficou conhecido por elaborar um plano de organização da instrução pública e um projeto de Constituição que não saíram do papel, pois estavam muito além de seu tempo. SENTIMENTOS ECONÔMICOS reexamina os dois economistas, contrapondo suas ideias e os analisando à luz do capitalismo neoliberal. Ressalta suas ideias a respeito de um capitalismo de face mais humana, como teria surgido no início da modernidade, e como, sugere a autora, poderia surgir outra vez. Rothschild estabelece criteriosas ligações entre Smith e o filósofo francês Condorcet, principalmente no campo das ideias socioeconômicas.

O livro acompanha as últimas disputas político-econômicas sobre a sociedade comercial do século XVIII. Tudo isso para mostrar como a política e a economia estavam intrinsecamente relacionadas entre si e com os ideais políticos do Iluminismo. Um marco na história das ideias políticas e econômicas, SENTIMENTOS ECONÔMICOS nos traz as origens do laissez-faire e suas relações com o pensamento econômico e o conservadorismo político de um mundo tumultuado. Fazendo isso, Rothschild lança nova luz aos tempos modernos.

Emma Rothschild, diretora do Centro de História e Economia da Universidade de Cambridge, nasceu em Londres em 1948 e formou-se em Oxford. Professora e pesquisadora, atuou no MIT e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Publicou The Rise and Fall of Historical Political Economy, Science and Technology in the New Socio-Economic Context e Paradise Lost: The Decline of the Auto-Industrial Age. É casada com o economista Amartya Sen.

"Brilhante, esclarecedora e irresistível reinterpretação de Adam Smith e Condorcet." (Los Angeles Times)

"Um lúcido relato histórico de uma das maiores conquistas do Iluminismo europeu: a aplicação da nova ciência _ a economia política _ à resolução de problemas concretos." (The Economist)

"(...) Rothschild desmonta, com autoridade, o estereótipo do Iluminismo como um período dominado por frios racionalistas." (New Yorker)

Economia, Finanças / Política

Edições (1)

ver mais
Sentimentos Econômicos

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.7 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

55%

45%

Abzurdah
cadastrou em:
29/11/2009 22:31:19
Daniel
editou em:
05/12/2022 13:50:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR