Sergio Y. vai à América

Sergio Y. vai à América Alexandre Vidal Porto


Compartilhe


Sergio Y. vai à América





Um romance que investiga, com inteligência e delicadeza, as fronteiras da sexualidade no mundo contemporâneo.

Narrado por um experiente e sofisticado psiquiatra, Sergio Y. vai à América coloca diante do leitor duas questões fortes do nosso tempo: o poder do testemunho (e o que ele pode esconder em sua aparente carga de veracidade) e o deslocamento. No caso, sexual.

O jovem Sergio Y., bem-nascido e aparentemente sem grandes dramas na sua ainda curta existência — embora se considere infeliz —, é um “paciente interessante”, como diz o narrador. Frequenta o consultório regularmente, rememora aspectos da sua formação familiar, mas um dia desaparece para sempre, abandonando o tratamento. A esse mistério se acrescenta outro, acachapante, que tira a aparente serenidade do psiquiatra e o faz incursionar em uma busca que tem tanto de detetivesca quanto de psicanalítica.

Com elegância e precisão, Alexandre Vidal Porto constrói um romance que é, a um só tempo, uma investigação sobre os caminhos da sexualidade e uma intensa reflexão sobre aquilo que falamos ou deixamos de falar. A memória, a construção da identidade e os papéis que desempenhamos ao longo de nossas vidas aparecem aqui com delicadeza e enorme poder de síntese.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Sergio Y. vai à América
Sergio Y. vai à América

Similares

(1) ver mais
Luzes de emergência se acenderão automaticamente

Resenhas para Sergio Y. vai à América (31)

ver mais
Enfrentamento
on 15/5/14


Aqui, tenho que ser breve para não incorrer em spoiler. A narrativa corre. Literalmente. É predicado de maestria, e paradoxalmente, um prejuízo ao leitor. Sergio Y, classe média alta, jovem, encontra-se perdido. Vai tratar-se com o renomado psiquiatra Armando. Ambos personagens mereciam um enfoque bem maior. Mas o enfrentamento a respeito de um tema delicado para um jovem, é tecido com exatidão e economia pelo escritor paulista Alexandre Vidal. Armando é viúvo, e Sérgio é um ... leia mais

Vídeos Sergio Y. vai à América (1)

ver mais
Resenha do Livro: Sergio Y. vai à América + SORTEIO | Lidos e Curtidos

Resenha do Livro: Sergio Y. vai à América + S


Estatísticas

Desejam58
Trocam2
Avaliações 3.9 / 319
5
ranking 34
34%
4
ranking 37
37%
3
ranking 22
22%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Marcos
cadastrou em:
04/04/2014 22:00:32
Jenifer
editou em:
11/06/2021 22:13:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR