Série atlas municipais: Atlas geoambiental de São Vicente do Sul

Série atlas municipais: Atlas geoambiental de São Vicente do Sul ROMARIO TRENTIN...


Compartilhe


Série atlas municipais: Atlas geoambiental de São Vicente do Sul





O Laboratório de Geologia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (LAGEOLAM – UFSM) vem desenvolvendo uma série "Atlas Geoambiental dos municípios do meio oeste do estado do Rio Grande do Sul" estabelecendo um trabalho de extensão a partir das parcerias com prefeituras e escolas municipais, que poderão usufruir do material construído tanto para fins de planejamento, como para a educação básica.

A construção do Atlas Geoambiental municipal de São Vicente do Sul é resultado do trabalho coletivo de zoneamentos, desenvolvidos durante os últimos anos pelo grupo de Pesquisa do Laboratório de Geologia Ambiental do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, com apoio financeiro da FAPERGS, UFSM/FIEX e CNPq.

Os trabalhos de zoneamento geoambientais consistem na análise unificada do espaço geográfico, através de conceitos e métodos que procuram integrar sociedade e natureza que se desenvolve por meio da abordagem sistêmica da Paisagem. O Atlas desenvolvido apresenta uma abordagem típica da cartografia geoambiental, que por meio de mapas temáticos, fotografias, tabelas e gráficos, sintetiza informações sobre o município como dados socioeconômicos, histórico, localização, aspectos da hidrografia local, relevo, geologia, solos, clima etc.

A partir dessa compilação de informações ilustrada, tem-se um material que sintetiza e correlaciona atributos de determinada área. O atlas busca proporcionar a difusão dos conhecimentos sobre a perspectiva da análise do lugar em que vivemos e suas inúmeras relações que podem estar estabelecidas entre a interface homem x natureza. Dessa forma, o atlas se mostra um instrumento didático uma vez que informações sobrepostas, analisadas e relacionadas entre si, permitem melhor entendimento do lugar.

A definição do termo Geoambiental está baseado na divisão de áreas em classes de terrenos hierarquizados a partir de características gerais, conforme Herrmann (2004), “para a definição das unidades Geoambientais, faz-se necessário o reconhecimento dos componentes do relevo, bem como os atributos e fatores condicionantes: hidrográficos, geológicos, geomorfológicos, pedológicos, climáticos, fitogeográficos e antrópicos”.

O presente atlas apresenta uma abordagem típica da cartografia geoambiental, que por meio de mapas temáticos, fotografias, tabelas e gráficos sintetiza informações sobre o município de São Vicente do Sul, como dados socioeconômicos, histórico, localização, aspectos da hidrografia local, relevo, geologia, solos, clima etc.

Portanto, o objetivo do Atlas é proporcionar de forma pedagógica uma leitura das variadas paisagens do município, a partir dos diferentes temas estudados. Com essa edição do Atlas, temos a convicção de que as inúmeras instituições, cujas ações contribuem para o desenvolvimento do município, e que, portanto, se baseiam no conhecimento da realidade como Prefeitura, Universidades, Conselho de desenvolvimento, entre outros, contarão com um importante e amplo quadro de apoio às suas atividades.

Edições (1)

ver mais
Série atlas municipais: Atlas geoambiental de São Vicente do Sul

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Atena Editora
cadastrou em:
11/05/2021 14:05:51
Atena Editora
editou em:
11/05/2021 14:06:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR