Sete domingos por semana

Sete domingos por semana Aliedson Lima


Compartilhe


Sete domingos por semana





Em Sete domingos por semana, seu primeiro livro de contos, Aliedson Lima nos apresenta uma obra de múltiplas camadas, que ora está em “220V”, ora em “110V”, como nos indica a divisão dos contos em duas partes.
A primeira parte do livro, que contém, entre outros, os premiados contos “O último adeus a Kafka”, “Alevinos” e “Canivetes”, parece nos apresentar textos que estão fortemente ligados a experiências pessoais do autor, recriadas pela linguagem poética e ao mesmo tempo atual com que ele constrói os seus textos.
Na segunda parte do livro, o foco de interesse do autor está na construção de personagens e situações às vezes dramáticas, às vezes críticas, às vezes engraçadas, ou mesmo tudo isso junto, estabelecidas ocasionalmente sem a necessidade de um narrador, como acontece no conto “A serra de santo André”.
A familiaridade do autor com as técnicas literárias contemporâneas, que prezam por uma maior liberdade criativa, permite-lhe construir narrativas que parecem flertar de perto com gêneros como o poema em prosa, o relato pessoal e a crônica.
Indo na contramão das narrativas épicas, com enredos que vão desde uma interessante analogia em que o narrador se sente Deus diante de alguns peixinhos (“Alevinos”) a uma personagem feminina consumida pelos ciúmes e pela dúvida sobre uma mecha de cabelo que seu namorado guarda numa caixinha de vidro (“Caso da mecha”) e até um excêntrico professor que, ao se manifestar veementemente contra a poesia em suas aulas, faz seus alunos se aproximarem dela pouco a pouco (“O professor Nicanor”), Aliedson Lima reflete sobre a condição humana a partir das pequenezas cotidianas, e com elas dialoga filosoficamente, fazendo-nos um saboroso convite à poesia, ao humor e ao desencanto.

- Ricardo Santos (professor e escritor)

Contos / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Sete domingos por semana

Similares

(2) ver mais
A hora do carcará
Elogio do Instante

Resenhas para Sete domingos por semana (1)

ver mais
on 3/6/21


Adorei, sobretudo, a fluidez deste livro. Quando penso na literatura contemporânea, o que mais me tem incomodado é a questão do ritmo, da pontuação, e Aliedson domina essa questão com folga. Entre narrativas sensíveis e singulares acerca da vida no sertão, como no incrível "Alevinos", e narrativas divertidas, o livro alterna entre o conto e a crônica se propondo a servir, sobretudo, como uma boa companhia. ... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 4
5
ranking 60
60%
4
ranking 40
40%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Ricardo
cadastrou em:
13/04/2021 11:03:16
Ricardo
editou em:
13/04/2021 11:11:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR