Sexo, morte e cultura

Sexo, morte e cultura Manuella Mucury


Compartilhe


Sexo, morte e cultura


o paradoxo freudiano da moralidade




Em Freud as pulsões de morte e sexuais são o avesso de toda moralidade. No entanto, o paradoxo deflagrado pelo autor está no fato de que justamente essas forças opositoras constituem a nossa consciência moral. Assim, esta, em sua tarefa de impedir a livre descarga dos impulsos, no fundo luta ao mesmo tempo contra o seu próprio fundamento. Isso não é sem consequências para a cultura que, necessitando de tal renúncia empreendida por essa instância, aparece então como uma conquista frágil realizada sobre esse mal de que ela também depende apra existir.

Freud transforma, assim, o fator destrutivo dos laços sociais, responsável pela violência razoavelmente injustificada entre os homens, na instância por meio da qual o indivíduo poderá refrear todos esses impulsos que ameaçam a emergência e a manutenção da cultura. Movimento teórico que revela, entre outras coisas, a inevitabilidade do mal que está ligado à ação da pulsão de morte sobre o indivíduo e a influência determinante desta no surgimento da moralidade humana.

Assim, o que se busca neste livro é examinar como as pulsões sexuais constituem a experiência da moralidade, além de o modo pelo qual Freud concebe paradoxalmente o elemento dissolutivo da pulsão de morte, que contém em si o gérmen da destruição da humanidade, como sendo o mesmo fator que propicia o surgimento da consciência moral.

Filosofia / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Sexo, morte e cultura

Similares

(9) ver mais
Totem e Tabu, Contribuição à História do Movimento Psicanalítico e Outros Texto
Perversão
O Mal-Estar na Civilização
Sociedades do ódio ético

Resenhas para Sexo, morte e cultura (1)

ver mais
A moral do desejo?
on 5/10/18


Apresentação do livro por Daniel Omar Perez: Outra moral ou outra ética é possível? Se a moral até aqui formulada nega o desejo tanto na forma do recalque quanto na forma do gozo uma ética do desejo é algo que possamos vir a experienciar? Acaso é plausível para sujeitos de desejo vir a praticar algo como uma moral ou uma ética numa vida em comum? O trabalho de Manuella Mucury Teixeira nos convida a pensar as condições de possibilidade da moralidade como primeiro passo para refletir ... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

64%

36%

ThiagoMendanha
cadastrou em:
05/10/2018 14:38:45
ThiagoMendanha
editou em:
05/10/2018 14:41:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR