Sissi e o último brilho de uma dinastia

Sissi e o último brilho de uma dinastia Paulo Rezzutti...


Compartilhe


Sissi e o último brilho de uma dinastia (Uma breve história não contada #2)


Uma breve história não contada dos Habsburgos




Elisabete Amália Eugênia, Elise, Lisi ou então, como se tornou conhecida, Sissi, a quarta dos nove filhos do duque Maximiliano na Baviera e da duquesa Ludovica, nasceu na noite de Natal do ano de 1837. Assim como seu pai, a menina preferia a informalidade da vida ao ar livre aos salões e à atmosfera sufocante da nobreza. Enquanto a mãe Ludovica dedicava-se a dar uma educação esmerada a Helena, primogênita e favorita, tida pela família como a mais inteligente e talentosa, a Sissi ela permitia uma rotina desregrada. Mas essa juventude sem limites teve um fim súbito com seu noivado com Francisco José, imperador da Áustria. Sem nunca ter sido preparada para a realeza, ela teve de trocar a liberdade pela rigidez da corte dos Habsburgos.

Os Habsburgos governaram, durante séculos, o maior império da Europa. A família que teve origem por volta do ano de 1020, nos Alpes da Suíça, logo percebeu que as guerras custavam muito caro e, assim, passaram a seguir uma nova estratégia para aumentar seus territórios: o casamento entre membros de diferentes famílias reinantes. Essa política norteou a dinastia pelos quinhentos anos seguintes, fazendo com que, entre os séculos XVI e XVII, sua hegemonia se estendesse à América e, sob o lema “Tudo no reino da Terra está subordinado à Áustria”, uma monarquia global se tornasse a meta. Porém, mesmo que tenha sido por tanto tempo sinônimo de poder e majestade, o nome Habsburgo está hoje intimamente ligado a uma imperatriz que sempre rejeitou seu papel.

Neste livro, que traz informações detalhadas e uma grande variedade de imagens históricas, os escritores e pesquisadores Paulo Rezzutti e Cláudia Thomé Witte guiam o leitor por uma trama real de drama e esplendor, lançando luz sobre os Habsburgos – cuja história se entrelaça à do Brasil – e desfazendo mitos sobre sua integrante mais ilustre e cativante.

A aura romântica do casamento de Sissi com Francisco José, sua beleza lendária e comportamento polêmico, rebelde e à frente de seu tempo a tornaram um verdadeiro ícone cultural. Sua biografia, no entanto, também é íntima da dor – culminando com seu assassinato, aos 60 anos, pelo anarquista Luigi Lucheni, na Suíça, mesmo país onde teve início a trajetória dos Habsburgos.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História Geral

Edições (1)

ver mais
Sissi e o último brilho de uma dinastia

Similares

(34) ver mais
Os últimos czares
Maria Antonieta
Rainha da moda
A maldição dos Habsburgos

Resenhas para Sissi e o último brilho de uma dinastia (17)

ver mais
Vendo a Europa por outro ângulo
on 9/2/23


O livro do renomado historiador Paulo Rezzutti em junção com a pesquisadora Cláudia Thomé Witte fazem um trabalho espetacular que não traz apenas Sissi, como toda a dinastia antes dela e depois, e o que a conecta com eventos históricos anteriores e sucessores a ela. Apesar do livro falar majoritariamente de Sissi e sua vida, muito mais do que sua participação política, apesar de também apresentá-la, o livro serve para ver o Império Austríaco e sua grande participação em grandes evento... leia mais

Vídeos Sissi e o último brilho de uma dinastia (1)

ver mais
Corsage | Trailer Legendado

Corsage | Trailer Legendado


Estatísticas

Desejam22
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 101
5
ranking 52
52%
4
ranking 40
40%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Erika
cadastrou em:
03/05/2022 22:06:02
Blendon Moreira
editou em:
20/12/2023 16:18:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR