Sobre a Verdade

Sobre a Verdade George Orwell


Compartilhe


Sobre a Verdade





Na semana da posse de Donald Trump, quando sua assessora justificou as falsas estimativas do presidente sobre o número de presentes no evento utilizando a expressão "fatos alternativos", livros de George Orwell como 1984 e A revolução dos bichosforam catapultados ao topo da lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Numa realidade dominada pelas fake news, as reflexões de Orwell sobre a verdade se tornam cada vez mais urgentes. "Se não for combatido, o totalitarismo pode triunfar em qualquer parte", escreveu o autor britânico. E o totalitarismo, na visão de Orwell, fundamenta-se em uma noção de "mentira institucionalizada", que nega qualquer possibilidade de liberdade de pensamento.
Neste livro, estão reunidos de forma inédita textos que têm como eixo a ideia da verdade. A seleção abrange trechos de toda a produção de Orwell, do seu primeiro livro, Dias na Birmânia, de 1934, até seu romance derradeiro, 1984, publicado em 1949, um ano antes da sua morte. O apagamento da verdade é a chave para entendermos a obra de Orwell e, principalmente, o mundo atual. Se a verdade morreu, nunca foi tão importante dizer: viva a verdade!

Comunicação / Crônicas / Política

Edições (1)

ver mais
Sobre a Verdade

Similares

(8) ver mais
A Revolução dos Bichos
Na Pior em Paris e Londres
Dias na Birmânia
O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

Resenhas para Sobre a Verdade (2)

ver mais
Atemporal

O que mais me impressiona nos textos de George Orwell é sua capacidade de ser atemporal. Você lê um texto dele de quase 80 anos atrás escrito sobre a imprensa e política inglesa e tem-se a impressão que ele acabou de ler e edição dominical de um grande jornal brasileiro. Destaquei um dos trechos que achei mais contemporâneo: "Alguns nacionalistas não estão distantes da esquizofrenia, vivendo tão contentes entre sonhos de poder e conquista que não têm a menor ligação com o mundo físico"... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 10
5
ranking 60
60%
4
ranking 40
40%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

eduardo
cadastrou em:
08/06/2020 23:13:11