Sobre pessoas velhas e coisas que passam...

Sobre pessoas velhas e coisas que passam... Louis Couperus


Compartilhe


Sobre pessoas velhas e coisas que passam...





Autor adorado por Oscar Wilde, John dos Passos e D.H. Lawrence, Louis Couperus (1863-1923) tem na Holanda o mesmo status de Liev Tolstói e Gustave Flaubert.

Sobre pessoas velhas e coisas que passam... (1906), uma das obras-primas do escritor e um dos maiores clássicos em língua holandesa, tem como ponto de partida o noivado de dois jovens cujas famílias cresceram juntas, e a partir daí todos entram em xeque com suas respectivas consciências. O leitor acaba conhecendo inúmeros membros das famílias Dercksz e Takma, unidas e separadas por um terrível segredo. Ottilie Dercksz, de noventa e sete anos, e Emile Takma, de noventa e três anos, mantêm um segredo que esperam nunca revelar, mas quando Lot, neto de Ottilie, fica noivo de Elly, neta de Emile, a roda do destino começa a girar. "A Coisa", como o segredo é chamado, deixa de ser memória e ganha vida, cresce e vira parte de todos ligados à história das duas famílias, e se desenvolve também junto com a narrativa, que torna-se um enorme panorama da sociedade holandesa da virada do século XIX e XX.

Romance que pode ser lido como um estudo psicológico ou policial, este livro impressiona pela força com que trata problemas conjugais, velhice, morte e culpa. Adaptado dezenas de vezes para teatro e televisão, Sobre pessoas velhas e coisas que passam... é leitura obrigatória nas escolas de seu país. Figura monumental e seminal da literatura holandesa, Couperus tem aqui seu primeiro romance traduzido no Brasil – diretamente do holandês, aliás.

Esta edição traz introdução do tradutor, posfácio de Katherine Mansfield e uma árvore genealógica das famílias.

Romance

Edições (1)

ver mais
Sobre pessoas velhas e coisas que passam...

Similares

(10) ver mais
Contos holandeses
Os Thibault - Vol. I
Os Thibault - Vol. IV
Os Thibault - Vol. V

Resenhas para Sobre pessoas velhas e coisas que passam... (0)

ver mais
Sobre Pessoas Velhas e Coisas Que Passam...

Um grande segredo conecta duas famílias. Algo aconteceu no passado e ninguém mais quer falar sobre isso no presente. No entanto, Takma visita Ottilie todos os dias. Eles são velhos, muito velhos, e logo levarão o segredo para o túmulo, assim pensam. No entanto, quando seus netos querem se casar, os idosos têm que intervir, embora não queiram abrir mão de seu mistério. Só então fica claro que há mais pessoas ligadas ao segredo e como certas coisas passam (ou não) com o tempo. Livro ... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam1
Avaliações 3.5 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 33
33%

31%

69%

Peleteiro
cadastrou em:
27/06/2019 17:15:22
Peleteiro
editou em:
27/06/2019 17:24:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR