Sobrevidas

Sobrevidas Abdulrazak Gurnah


Compartilhe


Sobrevidas





Do vencedor do prêmio Nobel de literatura, um romance arrebatador que tem como pano de fundo os efeitos brutais do colonialismo na África Oriental.

Deutsch-Ostafrika, início do século XX. Os colonizadores avançam violentamente pela África, dizimando povos e impondo regras e costumes. No litoral do oceano Índico, Khalifa e Asha estão tentando ter o primeiro filho e logo conhecem Ilyas, que chega à cidade para trabalhar. Ainda menino, ele fora raptado por um askari das tropas coloniais e anos depois descobre que os pais morreram e que sua irmã, Afiya, está vivendo em condições deploráveis. Já Hamza chega em busca de emprego e segurança e lá acaba se apaixonando por Afiya. Num período de lembranças traumáticas, ele integrara a Schutztruppe, lutando contra o próprio povo ao lado dos colonizadores.

Neste romance magistral, Abdulrazak Gurnah joga luz sobre as consequências devastadoras da opressão e do colonialismo sobre todo um continente. Enquanto os personagens vivem, trabalham e se apaixonam, pairam sobre eles o fantasma da guerra e a possibilidade de que novos combates arrasem a vida de todos mais uma vez.

"Um relato compassivo do que há de incomum nas vidas comuns, Sobrevidas combina uma narrativa apaixonante com uma prosa cuja rara precisão emocional confirma o lugar de Gurnah entre os mais destacados estilistas da literatura inglesa contemporânea."
Evening Standard

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Sobrevidas
Afterlives

Similares

(8) ver mais
Paradise
The Haunting of Hajji Hotak and Other Stories
The Last White Man: A Novel (English Edition)
Lições

Resenhas para Sobrevidas (30)

ver mais
on 17/8/22


"[não tenho] uma história completa, só fragmentos entrecortados por uns buracos complicados (...)" a julgar por este livro, o mais recente do autor e o 1° dele publicado no brasil, e também pelas sinopses que li de seus outros romances, fica bem evidente a mensagem de estocolmo ao outorgar o nobel de literatura de 2021 a abdulrazak gurnah: que se voltem os holofotes para sua obra e que ela contribua para o esclarecimento, via olhares "de dentro", dos impactos no neocol... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam1
Avaliações 4.2 / 152
5
ranking 51
51%
4
ranking 38
38%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

37%

63%

Jenifer
cadastrou em:
25/02/2022 11:11:27
Jenifer
editou em:
28/08/2022 16:17:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR