Sociedade de Massa e Conflito Político

Sociedade de Massa e Conflito Político Sandor Halebsky

Compartilhe


Sociedade de Massa e Conflito Político





Num século assolado por conflitos, e em sociedades divididas por movimentos dissidentes, a perspectiva teórica implícita na teoria política da sociedade de massa influenciou acentuadamente a análise dos fenômenos políticos, principalmente as análises relacionadas com a origem e o caráter das várias formas do comportamento de protesto, especialmente o "ilegal", os movimentos de massa, extremismos de direita e de esquerda, e outras supostas aberrações dos processos ordendos e dos participantes tradicionais dos processos políticos.
O professor Sandor Halesbky, com este livro, contribui para uma crescente tendência da teoria e da pesquisa que começa a modificar substancialmente grande parte do pensamento estabelecido quanto às raízes da dissidência, as funções dos movimentos de protesto, o caráter das motivações políticas no nível individual, a relação de líderes com o público, e a natureza da sociedade democrática.
A importância desta obra vai além da simples avaliação crítica da teoria política da sociedade de massa. Fornece também elementos para uma crítica de aspectos da teoria política contemporânea e diretrizes de pesquisas diferentes das habitualmente aceitas. De modo geral, a teoria de massa, bem como grande parte da teoria política contemporânea podem ser consideradas como reflexo das suposições, interesses e posições ideológicas de uma perspectiva da ordem.
Sob alguns aspectos importantes, a teoria de massa opera dentro de uma estrutura de consenso que ressalta a obediência, por parte dos cidadãos, a valores cruciais para a sociedade, a aceitação da legitimidade básica das formas estruturais existentes, e sugere a compatibilidade e possibilidade de diferenças incompatíveis e insolúveis. A conceituação da sociedade se faz em termos de um modelo de equilíbrio que ressalta a estabilidade.
O conflito vigoroso, segundo o autor, é interpretado em termos de declínio dos laços sociais e, em parte, como reflexo de uma condição social e psicológica que pode nascer dessa circunstância. A base de interesse e de poder do conflito é ignorada. Questões, problemas e diferenças são resolvidas, dentro dessa visão, pela lenta solução das dificuldades dentro de um sistema estável e equilibrado, e não estimlando a ruptura para conseguir a solução dos problemas ou a satisfação das necessidades. E não é só a teoria de massa que se situa dentro desse enfoque, mas grande parte da própria sociologia.
A ampla difusão de pelo menos alguns desses elementos tem sido considerável. Há muito que se fazia necessário um sério exame crítico geral dessa perspectiva, tal como o que é feito neste livro verdadeiramente esclarecedor.

Edições (1)

ver mais
Sociedade de Massa e Conflito Político

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Lisa
cadastrou em:
26/08/2012 20:22:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR