Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz


Compartilhe


Solitária





"Mãe, a senhora precisa se libertar destas pessoas. A senhora não deve nada pra elas. Não tenha medo de encarar esse povo que nunca limpou a própria privada."

Solitária conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que "moram no trabalho", um condomínio de luxo situado em localidade não nomeada, mas que pode ser qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que levará à elucidação do crime e à libertação de ambas.

Em prosa direta e ágil, voraz e assertiva, Eliana Alves Cruz remexe o imaginário do trabalho doméstico no Brasil, ainda tão vinculado ao mundo escravocrata, e o relaciona a questões contemporâneas fundamentais, como o debate sobre ações afirmativas, a ascensão da extrema direita e a pandemia.

Testemunho de uma crucial mudança de sensibilidade no espírito de nosso tempo, Solitária dá provas do quão urgente se tornou elaborar – sem meias-palavras – não apenas a história, mas as sobrevidas da escravidão colonial. E, ao fazê-lo, mostra como é possível enfrentar o desafio moral e ético de abordar estas experiências de vida sem replicar narrativamente a violência a que estão sujeitas nem reencená-las sob a égide de qualquer pacto sub-reptício de subalternidade. É um romance libertação.

"Eliana narra com a maestria de linguagem de alguém que sabe lidar com as palavras."
Conceição Evaristo

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Solitária

Similares


Resenhas para Solitária (9)

ver mais
on 13/5/22


?solitária? conta a trajetória de duas mulheres negras, que moram no trabalho, um condomínio de alto padrão - desses que podem ser encontrados em qualquer metrópole brasileira. eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime escandaloso ocorrido na casa dos patrões. mabel, a filha, compõe o caminho que leva não apenas ao deslindamento e à explicação deste crime, mas a uma mudança que é drástica e total na vida delas e na das pessoas que rodeiam as personagens principais. esta leitura fo... leia mais

Estatísticas

Desejam36
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 48
5
ranking 52
52%
4
ranking 46
46%
3
ranking 2
2%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Jenifer
cadastrou em:
11/03/2022 17:57:20
Jenifer
editou em:
11/03/2022 17:57:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR