Subimperialismo e Dependência na América Latina

Subimperialismo e Dependência na América Latina Adrián Sotelo Valencia


Compartilhe


Subimperialismo e Dependência na América Latina


o pensamento de Ruy Mauro Marini




O livro é um esforço teórico e empírico significativo para atualizar o trabalho de Marini à luz dos grandes temas do mundo contemporâneo e da América Latina. Sendo um dos seus discípulos, e com uma vasta obra publicada em diversas línguas, o autor apresenta neste livro as propostas fundamentais da teoria marxista da dependência, através dos conceitos desenvolvidos por Marini, para reinscrevê-las no debate nas ciências sociais e submetê-las ao teste do tempo histórico. A categoria subimperialismo formulada por Marini constitui um dos aportes mais importantes e transcendentes do pensamento social latino-americano e da teoria da dependência, dentro do variado leque de teorias e paradigmas do desenvolvimento que emergiram no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Imersa na problemática latinoamericana e, em especial, do Brasil, essa categoria proporciona uma das chaves teórico-metodológicas centrais para a compreensão cabal da dinâmica da crise econômica, social e política do Brasil no convulsionado contexto internacional e regional do Cone Sul latinoamericano.

O livro é composto por oito capítulos. Nos dois primeiros, o autor analisa a especificidade da teoria marxista da dependência frente a outros enfoques, como o desenvolvimentismo cepalino, as teorias da modernização, o endogenismo, o neogramscianismo, a teoria pós-colonial, as teorias do sistema mundial e interpretações weberianas e desenvolvimentistas da dependência. Nesta parte, o autor propõe aprofundar o fio marxista da teoria da dependência, rejeitando as hibridizações que a descaracterizam e a impedem de aprofundar e desenvolver seus conceitos. Do terceiro ao sexto capítulo, ele discute a especificidade da teoria da dependência em relação à teoria do imperialismo; as principais características da fase atual do imperialismo e a dependência, a localização específica da teoria do subimperialismo no âmbito da teoria da dependência, destacando seus fundamentos econômicos no processo de acumulação de capital, a sua relação com as forças políticas e com o Estado, bem como as características que o fenômeno do subimperialismo assume na América Latina contemporânea e, em particular, no Brasil.

TRECHO DO LIVRO
“Para nós, a atual crise mundial ocorre dentro do próprio centro do sistema capitalista e está afetando praticamente todos os países e sociedades sem exceção. Sua dinâmica está assentada na crescente impossibilidade de reativação econômica, no aprofundamento do desemprego estrutural junto ao estímulo à precarização do mundo do trabalho, somada a um processo que tende a universalizar a superexploração do trabalho, como mecanismo encaminhado a deter e/ou compensar a diminuição da taxa de lucro das grandes empresas monopolistas do globo”.

SOBRE O AUTOR
Adrián Sotelo Valencia é sociólogo, pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos, da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México (Cela/Unam).

Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Subimperialismo e Dependência na América Latina

Similares

(8) ver mais
Subdesenvolvimento e revolução
 A América Latina e os desafios da globalização
O reformismo e a contrarrevolução
Ruy Mauro Marini e a Dialética da Dependência

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Johnny
cadastrou em:
20/06/2019 12:01:04
marcooscaioo
editou em:
09/10/2020 07:18:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR