Telejornalismo e Violência Social

Telejornalismo e Violência Social Zaclis Veiga

Compartilhe


Telejornalismo e Violência Social


A construção de uma imagem




Este trabalho tem como objetivo analisar a construção da imagem nas notícias veiculadas pelo telejornalismo. É observado o uso de elementos técnicos, estéticos e ideológicos, constrangedores ou mobilizadores, na veiculação pela televisão de notícias que tratem da violência social. Por este termo, entende-se toda forma de violência, não institucionalizada, que retira do homem as condições dignas de sobrevivência, tendo em conta a falta de moradia, a fome, as condições precárias de saúde, dentre outras.

As condições que atrelam o telejornalismo, no Brasil, ao poder instituído e o uso exagerado das regras que o colocam como gênero fazem com que a notícia perca seu caráter de verdade e faça parte do espetáculo televisivo.
Isso acaba por resultar numa deformação na intenção do jornalismo e na redução das possibilidades de participação política da população. O Jornal Nacional, líder em audiência, foi o suporte de três matérias analisadas, que proporcionaram uma leitura das técnicas de construção da notícia que o telespectador mais distraído, ou com menor referencial, não percebe.

Cada cena foi analisada conforme seu conteúdo, buscando-se o uso de regras, imposição ideológica e imposição de adequação da imagem ao texto. O material analisado serve como base para a discussão acerca da criação de espaços dentro do telejornalismo para a busca de um saber dinâmico e participativo.

Edições (1)

ver mais
Telejornalismo e Violência Social

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 100
100%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Bya
cadastrou em:
09/06/2012 15:58:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR