A psicologia da criatividade vem trilhando uma trajetória de sucesso em que novos modelos teóricos emergem e compõem, com teorias tradicionais, um rico cenário de pesquisa e conhecimentos. Neste momento histórico, um desafio coloca-se para os estudiosos da área: a organização, contextualização e apresentação da produção teórica sobre o tema.
Pensando em alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa, bem como nos profissionais de educação, psicologia, negócios, publicidade, arte e outros campos, decidimos escrever este livro, que apresenta seis teorias relevantes e que vêm orientando estudos sobre criatividade.
Abordando tanto modelos teóricos clássicos como emergentes, Teorias da Criatividade procura mostrar, assinalando os caminhos históricos e biográficos dos autores estudados, de que maneira cada teoria entende o desenvolvimento do processo criativo e como esse fenômeno pode e deve ser potencializado nas diversas áreas das atividades humanas.
São também discutidas as críticas suscitadas pelas teorias, o que, certamente, proporciona uma visão da abrangência e das limitações de cada uma, assim como permite compará-las com mais clareza ante suas semelhanças, divergências e apropriações.
Trata-se de uma proposta inédita em língua portuguesa, uma vez que não há, ainda, nenhum material impresso ou publicado com essa finalidade. Desejamos oferecer elementos para o aprofundamento do estudo, do debate e da prática nessa área tão essencial e fascinante.
Psicologia