Teratologias

Teratologias Luiz Cláudio França


Compartilhe


Teratologias


três ratas jubilosas




A exemplo de sua estreia em livro ("Campanha perplexa", 2011), mas agora em uma concepção ligeiramente mais orgânica, Luiz Cláudio França parece se empenhar aqui em algo que talvez já lhe seja uma propensão: inquirir o leitor – seja este por si mesmo também um bom inquisidor, seja um ilustrado "naïf", ou seja alguém como eu, leitor de meras palavras. A eles e a nós, cada uma destas Teratologias reserva um recuo, se as quisermos admitir.
Movendo-se entre o ensaio, o diálogo e o devaneio, a obra, no que tange à forma, se comporta como um tríptico. As três seções, figuras principais (“ratas”, como prefere o autor) – nominalmente: "O herói", "Hospitalidade" e "A mentira" – são precedidas pela introdução de um suspeitoso Segundo Engenheiro, e configuram algo como um campo de exploração da coisa “palavra”.
Ao hóspede vindouro haveria muitas coisas a dizer, mas digo apenas duas. A primeira: eis aqui uma saborosa trama de dissonâncias – linguísticas, dramáticas, geométricas..., reveladas quadro a quadro, em gestos duramente refinados, em uma escrita larga, pontual, obsequiosa e, sobretudo, fartamente polissêmica. A segunda coisa: tudo aqui é ética, e "nulla ethica sine aesthetica".

Nestor Carvalheira

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Teratologias

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 50
50%

0%

100%

Brenda Luara
cadastrou em:
10/11/2019 23:42:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR