Territórios do Jornalismo

Territórios do Jornalismo Sônia Aguiar


Compartilhe


Territórios do Jornalismo


geografias da mídia local e regional no Brasil




Territórios do jornalismo, de Sonia Aguiar, vincula dois campos do estudo que parecem, em primeira instância, distintos: a Comunicação e a Geografia. A autora evidencia a pouca atenção dada ao jornalismo praticado fora das regiões metropolitanas do Centro-Sul do Brasil. Visto que o processo de globalização do capitalismo não abrangeu as realidades locais e regionais, tornou-se possível observar sinais de uma “regionalização midiática”, impulsionada pelas acaloradas disputas entre empresas de mídia e de telecomunicações.

O livro, organizado em cinco capítulos, discute a imprecisão do conceito acerca do jornalismo georreferenciado, as particularidades do caso brasileiro, as questões que envolvem o conceito de “região” na geografia, a aplicabilidade do termo ao jornalismo e busca diferenciar jornalismo local e regional. Territórios do jornalismo também apresenta um levantamento dos 28 grupos de mídia proprietários dos 50 jornais de maior circulação paga no Brasil, dentro de seis escalas: nacional; regional-supraestadual, regional-estadual, regional-subestadual, local e multiterritorial.

_________________________________

Sonia Aguiar é jornalista graduada pela UFF com doutorado em Comunicação/Ciência da Informação pelo convênio Ibict-ECO-UFRJ e pós-doutorado em Geografia na UFF. Atualmente é professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

Comunicação

Edições (1)

ver mais
Territórios do Jornalismo

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Pedro
cadastrou em:
13/07/2017 17:17:59
Pedro
editou em:
13/07/2017 17:19:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR