Teuda Bara: Comunista demais para ser chacrete

Teuda Bara: Comunista demais para ser chacrete João Santos


Compartilhe


Teuda Bara: Comunista demais para ser chacrete





"Comunista demais para ser Chacrete" é o perfl biográfico da atriz Teuda Magalhães Fernandes, Teuda Bara. Comemorando os 40 anos de carreira da atriz, e seus 75 anos de vida. O livro, uma publicação da Editora Javali, é de autoria do escritor e jornalista João Santos e tem seu projeto visual criado pelo Estúdio Lampejo. Só foi possível publicar o livro graças ao apoio de 149 pessoas que participaram da campanha de financiamento coletivo realizada na plataforma Variável 5.

***

"Teuda Bara é uma das fundadoras do Grupo Galpão. Dona da gargalhada mais sonora das platéias e dos palcos mineiros, ela é uma personagem de nosso teatro e de nossa noite. Sua história - uma história de liberdade - poderá para sempre nos inpirar a insistir nesta ideia louca: ser livre! Este é meu maior desejo.

Sempre digo e insisto, este livro não é uma biografia careta. Não poderia ser, tratando de quem trata. Aqui, quis manter a visão da Teuda sobre suas histórias, que são também nossa história: a história de nosso teatro, de nossa cidade e de nosso país.

No final da década de 50, Teuda terminou um noivado de 8 anos porque entrou no recém inaugurado Edifício Arcangelo Maletta. Depois voltou inúmeras vezes, nos anos 60, 70, 80...e até hoje, graças a deus. Porque o Maletta é nosso templo, nossa casa. A casa da boemia! E o Lucas então, puxa vida, pensar que Seu Olympio escondia ali os comunas na época dos anos de chumbo. Pensar em todos os músicos, todos os atores que comemoraram suas apresentações naquele lugar sagrado. Que alegria lançar este livro lá!

Falando em esquinas, no meu coração algo também acontece, e eu acho que é alegria, mas é quando eu cruzo a Augusto de Lima toda vez que eu subo a Bahia. Espero todos lá, domingo!"

João Santos

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Teuda Bara: Comunista demais para ser chacrete

Similares


Resenhas para Teuda Bara: Comunista demais para ser chacrete (1)

ver mais
#ExperiênciasLiterárias: Teuda Bara: Comunista demais pra ser chacrete
on 27/7/17


Trata-se de uma biografia, escrita por João Santos, da atriz mineira Teuda Bara, uma das fundadores do Grupo Galpão. Mais do que a história da vida de uma atriz, o livro é também sobre a memória do nosso teatro: de Minas e do Brasil. Uma obra que nos mostra, através da amada e irreverente Teuda, formas de re-existência e criação de modos de vida. Teuda Bara é pulsão de vida, de vida vivida no e para o teatro, de compromisso radical com a arte e com o mundo. A leitura dessa biografia me... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 19
5
ranking 74
74%
4
ranking 11
11%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Samir
cadastrou em:
14/04/2016 23:18:20
Samir
editou em:
14/04/2016 23:28:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR