Estendendo-se por quatro séculos e meio, esta saga do Texas começa no início do século XVI, quando os primeiros espanhóis - Álvar Núñez Cabeza de Vaca e Francisco Vásquez de Coronado - exploram algumas áreas, e termina com sua eminência atual, como um dos estados mais poderosos, perdendo em tamanho apenas para o Alasca, não ficando em segundo para nenhum outro em riqueza natural e empreendimento humano.
No século XVIII, os colonos mexicanos, com seus frades e soldados, não conseguem converter ou subjugar os habitantes índígenas.
No século XIX, imigrantes de várias partes do Mundo começam a povoar a rica terra. Baseado nesses fatos o autor cria os personagens da saga: os caminhos desses personagens fictícios e de seus descendentes se cruzam e se reencontram à medida que se desenvolve a fascinante narrativa, produzindo complexos inter-relacionamentos.
Os principais acontecimentos da história do Texas constituem a estrutura em que a história se baseia: a independência do México(1836), com o famoso massacre do Álamo, e as batalhas de Goliad e San Jacinto; o ingresso na União (1846) e a subseqüente Guerra Mexicana; a Guerra Entre os Estados e as suas consequências; a vitória final sobre os Comanches; a ascensão da produção de algodão,da criação de gado e a descoberta do petróleo. Um relato histórico que explica como o Texas se tornou singular entre todos os estados americanos que é - ao mesmo tempo - emocionante e informativo.
Aventura / Comunicação / Crônicas / Drama / Ficção / História / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério / Sociologia