Texto e Contexto no Ensino da História

Texto e Contexto no Ensino da História João Ricardo Bessa Freire


Compartilhe


Texto e Contexto no Ensino da História





Texto e Contexto no Ensino da História – Do Advento da Internet ao Colapso da Escola Tradicional

O ensino da História do Brasil, em geral, é ministrado nas escolas públicas e privadas do País com base em uma metodologia que, com frequência, resulta numa concepção de História factual e elitista. Essa concepção, por sua vez, reforça a metodologia de ensino tradicional e “contamina” a relação professor-aluno.

Com efeito, a aprendizagem, que deveria ser um exercício agradável e criativo de descoberta e fonte de novos conhecimentos para captar no passado a “centelha da esperança”, torna-se, na realidade, um conjunto de atividades enfadonhas e repetitivas, que se reproduz ao longo dos anos.

Partindo da crítica à metodologia tradicional, esta investigação se propõe a oferecer mecanismos pedagógicos capazes de orientar alunos e professores na tarefa de produção de textos de História do Brasil, em sala de aula, a partir da leitura conjugada de documentos escritos e imagens, estimulando a identificação de uma linguagem intrínseca a esses dois objetos do conhecimento.

Educação

Edições (1)

ver mais
Texto e Contexto no Ensino da História

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Sergio
cadastrou em:
03/06/2022 18:48:41
Sergio
editou em:
03/06/2022 18:49:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR