Texto e Contexto no Ensino da História – Do Advento da Internet ao Colapso da Escola Tradicional
O ensino da História do Brasil, em geral, é ministrado nas escolas públicas e privadas do País com base em uma metodologia que, com frequência, resulta numa concepção de História factual e elitista. Essa concepção, por sua vez, reforça a metodologia de ensino tradicional e “contamina” a relação professor-aluno.
Com efeito, a aprendizagem, que deveria ser um exercício agradável e criativo de descoberta e fonte de novos conhecimentos para captar no passado a “centelha da esperança”, torna-se, na realidade, um conjunto de atividades enfadonhas e repetitivas, que se reproduz ao longo dos anos.
Partindo da crítica à metodologia tradicional, esta investigação se propõe a oferecer mecanismos pedagógicos capazes de orientar alunos e professores na tarefa de produção de textos de História do Brasil, em sala de aula, a partir da leitura conjugada de documentos escritos e imagens, estimulando a identificação de uma linguagem intrínseca a esses dois objetos do conhecimento.
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