The problem of consciousness

The problem of consciousness Colin McGinn


Compartilhe


The problem of consciousness





O livro reúne um conjunto de ensaios de McGinn onde sua visão um tanto pessimista como uma ponta de esperança para a discussão do problema mente-corpo. O lado pessimista, o qual o autor retorna diversas vezes no livro é que o Naturalismo precisa reconhecer o problema mente-corpo. McGinn não tem intenção de abandonar o Naturalismo, mas reconhece que os filósofos naturalistas não reconhecem o problema, a resistência em explicar a mente em termos naturais resistiu aos melhores esforços. Um problema central são os nossos conceitos. Toda teoria científica tem conceitos conforme nossa percepção, os conteúdos mentais, intencionalidade, a perspectiva de primeira pessoa e outros problemas para a nossa inteligência não invocam conceitos naturais. Todos estes casos são casos de fenômenos mentais, logo, estão fora da naturalização.
McGinn vê excessos nas teses epistemológicas e justificatórias do Naturalismo, não em sua metafísica. Há uma pretensão que tudo o que é real se dá conforme estes conceitos, e neste ponto a discussão se perde: que garantias temos que tudo o que é real nos é conceitualizável?
Sua postura caminha para o que podemos dizer ser um misteriorista: o problema mente-corpo é um mistério. Os problemas levantados são informativos, o filósofo diálogo um time de filósofos que vão desde de Descartes a Donald Davidson e Thomas Nagel.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
The problem of consciousness

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Dissensão e Tréplica
cadastrou em:
30/06/2018 00:41:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR