Tieta do Agreste

Tieta do Agreste Jorge Amado


Compartilhe


Tieta do Agreste





Fogosa pastora de cabras e namoradora de homens, a adolescente Tieta é surrada pelo pai e expulsa de Santana do Agreste graças à delação de suas aventuras eróticas por parte da irmã mais velha, a pudica e reprimida Perpétua. Um quarto de século depois, rica quarentona, Tieta retorna em triunfo ao vilarejo, no interior da Bahia. Com dinheiro e influência política, ajuda a família e traz benefícios à comunidade, entre eles a luz elétrica.



Para os parentes e amigos de Agreste, Tieta enriqueceu no sul ao se casar com um industrial e comendador. Mas aos poucos o narrador vai plantando no leitor a dúvida, o descrédito, até revelar a história oculta da protagonista: Tieta se prostituíra e virara cafetina em São Paulo, razão de sua riqueza e de seu trânsito entre os poderosos. Nesse acerto de contas com o passado, ela acaba se envolvendo na acirrada disputa em torno do futuro do lugarejo.



Publicado em 1977, o romance foi adaptado com sucesso para a televisão e o cinema. A narrativa descontínua, feita de avanços, recuos e mudanças do ponto de vista, atesta a maturidade literária de Jorge Amado e mantém até hoje o impacto e o frescor.

Romance / Literatura Brasileira

Edições (18)

ver mais
Tieta do Agreste
Tieta do Agreste Pastora de Cabras
Tieta do Agreste
Tieta do Agreste

Similares

(12) ver mais
Dona Beija
A Vida em Flor de Dona Beja
Gabriela Cravo e Canela
Dona Flor E Seus Dois Maridos

Resenhas para Tieta do Agreste (80)

ver mais
É a Luz de Tieta!
on 17/7/20


É certo dizer que Tieta do Agreste é um produto cultural que se constituiu no nosso imaginário através de todas as mídias possíveis (foi novela, filme e música). Sendo assim, não era de se espantar que mesmo sem eu nunca ter tido um contato maior com a obra já soubesse a premissa da história decorada. A história da jovem criadora de cabras, expulsa de casa e da cidade onde mora (cidade essa, a própria representação do brasil-paraíso-tropical) após se entregar aos seus desejos carnais. ... leia mais

Vídeos Tieta do Agreste (3)

ver mais
TIETA DO AGRESTE, DE JORGE AMADO (#276)

TIETA DO AGRESTE, DE JORGE AMADO (#276)

#RAIZESLENDOBRASILEIROS: Tieta do Agreste | Jorge Amado

#RAIZESLENDOBRASILEIROS: Tieta do Agreste | J

Resenha: Tieta do Agreste ? Jorge Amado

Resenha: Tieta do Agreste ? Jorge Amado


Estatísticas

Desejam445
Trocam26
Avaliações 4.1 / 1.686
5
ranking 42
42%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

29%

71%

Vivi
cadastrou em:
10/07/2009 10:14:51
Keila Karina
editou em:
30/09/2015 13:23:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR