Um livro muito difícil de apresentar pois, como diz Cesariny perante um conjunto de perguntas, não há nada a explicar. Após uma conversa percebe-se logo que Titânia é uma história de iniciação em que o princípio do feminino busca o do masculino servindo-se, como expressão, das sábias mitologias. A polícia espreita e a cidade feita para a rua está vigiada, mas os amorosos percebem os sinais, pois são como barcos que se cruzam no alto mar e apitam longamente, saudando-se e içando todas as velas.
Titânia, diz a mitologia, é a rainha dos fogos, esposa de Oberon que, enfeitiçada e seduzida pelo tecelão da cabeça de burro, descobre em Sonho de uma Noite de Verão a humildade do amor.
Neste livro, o princípio era o verso a fazer-se carne e esta ascende na actual versão, e na parte final, à mais sábia literatura. Assim, toda a linguagem em Titânia progride conforme as leis e os desejos do corpo, sobe da rua ao céu com inesperada facilidade, recolhe fragmentos do chão e frases de palácio, “imita o movimento das marés”, convive com os deuses e os passageiros sempre com uma visão superior de seres que voam ou que “eram belos demais para ficarem à porta do destino”.