Mais que a empregabilidade, o grande desafio no momento atual é a trabalhabilidade, ou seja, adquirir e desenvolver competências e habilidades que apresentam um real valor no momento, aprofundar o autoconhecimento, aperfeiçoar a capacidade de atuar em parceria, de assumir posições de liderança, de maximizar o aproveitamento do potencial dos indivíduos e grupos, de trabalhar sob pressão ou em situações de ambiguidade, contudo, sem perder de vista os resultados a serem alcançados.
A autora, por uma abordagem dinâmica e clara, demonstra a importância da competência interpessoal e do equilíbrio intrapessoal como um dos fatores cruciais não só da trabalhabilidade, mas também da qualidade da performance das pessoas e das organizações.
Num mundo altamente instável e competitivo, no qual produtividade, qualidade, respeito ao cliente, prazos, custos, inovação e criatividade representam vantagens estratégicas para o sucesso de qualquer empreendimento, as pessoas e as organizações precisam se conscientizar de que as dificuldades encontradas no mundo do trabalho são menos de ordem técnico-profissional e mais de natureza comportamental.
Ao abordar o comportamento humano como um sistemas em suas dimensões individual, grupal, e social, a presente obra propicia uma compreensão dos processos quem intervêm nos relacionamentos, ma dinâmica grupal, no desencadeamento dos conflitos, tanto intra e interpessoais, quanto intra e intergrupais cujos efeitos provocam perdas incalculáveis de tempo, qualidade de vida e recursos materiais.