Trabalho e  formação docente na educação profissional

Trabalho e formação docente na educação profissional Dante Henrique Moura


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Trabalho e formação docente na educação profissional (Formação Pedagógica #III)





APRESENTAÇÃO DA OBRA
A obra intitulada: Trabalho e formação docente na educação profissional
é o terceiro volume da Coleção Formação Pedagógica foi desenvolvida a partir
dos resultados de pesquisas bibliográficas e empíricas, dos
trabalhos resultantes de orientações concretizadas ao longo dos últimos anos,
assim como do diálogo com trabalhos de outros pesquisadores que também
dedicam sua obra, completamente ou em parte, ao campo trabalho e
educação, particularmente no que concerne à educação profissional e suas
imbricações com a educação básica, incluindo a formação docente para esse
campo.
Desse modo, ao longo do texto reflete-se sobre como o profissional
docente se constitui como tal, com ênfase no campo da educação profissional.
Em primeiro lugar, é fundamental compreender que a constituição do professor
não é fruto apenas de sua formação inicial e/ou continuada. Tampouco,
depende apenas da disciplina em que atua ou ainda da(s) escola(s) em que
trabalha. Na verdade, todos esses elementos estão imbricados entre si e com
outros que formam a totalidade social na qual estão imersos os professores.
Nessa totalidade social tem papel crucial a racionalidade hegemônica na
atual sociedade: o capitalismo de cunho neoliberal que transforma tudo em
mercadoria, inclusive, direitos sociais básicos como saúde, segurança pública e
educação; que, ao mesmo tempo, se alimenta da extrema desigualdade social
e dela nutre, ao potencializar a exacerbação da competitividade. Essa
racionalidade, que tem como um de suas importantes premissas a
naturalização da ideia de que nem todos podem ter acesso aos bens materiais,
imateriais, culturais etc. produzidos pela humanidade, impulsiona a escola a
formar pessoas cada vez mais competitivas para que possam fugir do grupo
dos excluídos e fazerem parte do seleto grupo dos incluídos; que tenham
amplo domínio sobre como saber fazer muitas coisas diferentes; que sejam
empreendedores e tenham empregabilidade.
Isso porque faz parte dessa racionalidade o fato de que não há emprego
para todos, logo é necessário ser o mais empregável possível, mas se mesmo
com esse atributo não há espaço para todos, tal fato é naturalizado, sendo o
empreendedorismo colocado como a solução para a sobrevivência individual. É
o diferencial competitivo!

Pedagogia

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