O diário de leitura - que é produzido por um leitor, em primeira pessoa, e que tem como objetivo estabelecer um diálogo, uma "conversa" com o autor do texto que está sendo lido - é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula. Trabalhos de pesquisa - Diários de leitura para a revisão bibliográfica propõe a escrita do diário de leitura como um instrumento por meio do qual se pode empreender a leitura de qualquer tipo de texto e produz reflexões e impressões escritas. Depois de anos de pesquisa e de prática pessoal e com os seus alunos, as Autoras estão convictas de que o diário de leitura constitui um novo espaço de dialógo com o texto, um espaço totalmente privado,onde o diarista pode adotar uma linguagem informal e se posicionar livremente. O professor, por sua vez, para lançar mão desse instrumento de reflexão e e ensino, deverá possibilitar a construção de um espaço de discussão das impressões registradas nos diários pelos alunos
Didáticos / Técnico