Trajetória Histórica da Conservação-Restauração de Acervos

Trajetória Histórica da Conservação-Restauração de Acervos Aloisio Arnaldo Nunes de Castro


Compartilhe


Trajetória Histórica da Conservação-Restauração de Acervos





Escrita por um profissional que reúne o perfil analítico de um historiador e a experiência de um conservador-restaurador de bens culturais móveis, esta obra tende a ser um marco para os estudos na área de Conservação-Restauração de papel no Brasil. Aqui se terá uma visão reflexiva acerca da preservação do patrimônio cultural brasileiro por meio do levantamento e análise da trajetória histórica da Conservação-Restauração de papel no País, desde a primeira década do século XX até os anos 2000.
Sua leitura proporcionará mais conhecimento sobre temas como as origens da conservação-restauração de papel no mundo (demarcando a forte presença do elemento sagrado e do caráter empírico nas primeiras tentativas); o surgimento da prática com bases científicas; a sua inserção no Brasil e, posteriormente, a criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional SPHAN, passando pela ação pioneira de figuras como o Prof. Edson Motta e culminando na consolidação da prática no Brasil ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000.
Trata-se de uma leitura obrigatória para estudiosos do tema ou para leitores comuns que queiram conhecer a maneira como um país como o Brasil lida com sua riqueza cultural em suporte de papel.

Edições (1)

ver mais
Trajetória Histórica da Conservação-Restauração de Acervos

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Juliana
cadastrou em:
05/10/2014 15:00:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR