TRATADO DA LUZ

TRATADO DA LUZ Christiaan Huygens

Compartilhe


TRATADO DA LUZ





Tratado da Luz (Traité de la Lumière) é o título deste excepcional Tratado que aplica a Teoria Ondulatória à Óptica. A aceitação da teoria ondulatória de Huygens na explicação dos fenómenos luminosos teria feito avançar um século a ciência da óptica, enredada na teoria da emissão, mantida pelo imenso prestígio de Newton, mas incapaz de explicar todo um conjunto de fenómenos, como as interferências ou a polarização, só compreensíveis à luz das ondulações. Newton, aliás, tinha pelo seu contemporâneo, Huygens, o mais alto conceito, reconhecendo a validade da Teoria Ondulatória como explicativa dos fenómenos luminosos, embora privilegiasse a Teoria da Emissão. O Tratado da Luz é Obra Prima sempre actual, explicando com rigor a propagação rectilínea, a reflexão e a refracção da luz. O rigoroso estudo da refracção no cristal da Islândia, observado pela primeira vez por Erasmus Bartolinus, faz-lhe antever o fenómeno polar, concebendo a direcção do raio luminoso como um eixo de rotação das vibrações da luz, que permitirá a Fresnel, mais de um século depois, admitir a transversalidade das ondas luminosas.
Porém, o génio de Huygens não se confina no Tratado; a invenção do relógio de pêndulo, bem como a sua adaptação às exigências da ondulação marítima com base na ciclóide, estudada em profundidade no Horologium Oscilatorium, constituem contributos cruciais para o desenvolvimento da ciência e da técnica. Com razão, lhe dá Newton o apelido de Summus Hugenius.

Edições (1)

ver mais
TRATADO DA LUZ

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

CarolOliveira6
cadastrou em:
26/11/2013 18:46:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR