Tratado da Reforma da Inteligência

Tratado da Reforma da Inteligência Benedito de Espinosa


Compartilhe


Tratado da Reforma da Inteligência





O Tratado da reforma da inteligência é um trabalho inacabado. Espinosa não chegou a completá-lo segundo os planos que fizera. A despeito disso, é um texto de capital importância como introdução a esse monumento filosófico que é a Ética. Seria difícil, sem o Tratado, compreender os pressupostos epistemológicos que levam Espinosa a deduzir tudo das definições que se encontram no princípio de sua obra principal: definição de causa sui, de substância, de Deus. O Tratado esclarece o sentido e o alcance dessas definições iniciais.

Talvez ainda mais importante que essa fundamentação epistemológica é a necessidade de uma reforma da inteligência, sem a qual ninguém poderá chegar à mais alta sabedoria. Não se trata de regras de bem pensar, mas de uma meditação sobre a natureza do pensamento que nos leve, como pela mão, a uma sorte de conversão intelectual, a uma radical mudança do ponto de vista que permitirá ver todas as coisas, inclusive o homem e seu destino, na total unidade do Ser Perfeitíssimo, e eliminará as ilusões que conduzem às filosofias pluralistas e à crença em uma jurisdição privilegiada para dentro da ordem universal das coisas.



Lívio Teixeira

Edições (1)

ver mais
Tratado da Reforma da Inteligência

Similares

(1) ver mais
Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 13
5
ranking 38
38%
4
ranking 31
31%
3
ranking 31
31%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

66%

34%

Helena
cadastrou em:
21/01/2009 21:21:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR