Tratado do Desânimo

Tratado do Desânimo Padre Jean Michel


Compartilhe


Tratado do Desânimo





O grande mal que sofre uma alma desanimada é que, iludida por um temor excessivo que lhe disfarça os verdadeiros princípios, abatida pela vista das dificuldades contra as quais não acha em si mesma recurso algum, ela não considera esse estado como uma tentação. Se o encarasse sob esse ponto de vista, desconfiaria das razões que o alimentam e, assim, sairia dele bem mais cedo e mais facilmente.

Bem certo é, entretanto, que se trata de uma tentação bem definida; porque todo sentimento que é oposto à lei de Deus, seja em si mesmo ou pelas consequências que pode ter, evidentemente é uma tentação. Se nos vem um pensamento contra a Fé, um sentimento contra a Caridade, ou contra alguma outra virtude, consideramo-lo como uma tentação, desviamo-nos dele, e aplicamo-nos a produzir atos opostos a esse pensamento ou sentimento que nos põe em perigo de ofender a Deus.

Ora, a Esperança e a confiança em Deus é tão mandada quanto a Fé e as outras virtudes. O sentimento que vai contra a Esperança é, pois, tão proibido quanto o que vai contra a Fé, e contra qualquer outra virtude. É, pois, uma tentação bem caracterizada.

Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
Tratado do Desânimo
Tratado do Desânimo nas vias da piedade

Similares


Resenhas para Tratado do Desânimo (13)

ver mais
Um tapa em minha cara
on 14/1/22


Li tudo o que não queria, li tudo o que precisava! Casou exatamente com o momento espiritual que estou passando! Que eu consiga colocar em prática, amém rsrsrs... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 47
5
ranking 72
72%
4
ranking 19
19%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Sam Danúbia
cadastrou em:
01/01/2022 22:38:27
Sam Danúbia
editou em:
01/01/2022 22:39:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR