Três sentidos fundamentais na obra de Paulo Plínio Abreu

Três sentidos fundamentais na obra de Paulo Plínio Abreu Célia Coelho Bassalo


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Três sentidos fundamentais na obra de Paulo Plínio Abreu





O livro “Três sentidos fundamentais na obra de Paulo Plínio Abreu”, de autoria de Célia Coelho Bassalo, professora da Universidade Federal do Pará, é produto de sua dissertação de mestrado, recomendada para publicação pela banca composta Benedito Nunes, Ápio Campos e Francisco Paulo Mendes, professores eméritos da UFPA.

A publicação é oportuna, pois seu lançamento segue a 2ª edição, pela Edufpa, de “Poesia”, única obra do autor, há muito exigida pela Academia e pelos círculos literários pela importância de seu texto poético e de suas traduções de Rilke e T.S. Eliot.

O tema central da obra é a produção literária do reconhecido poeta paraense. Trata-se de uma crítica extensiva, uma verdadeira súmula de temas recorrentes do poeta – infância, viagem e morte.

A professora Célia Coelho Bassalo estuda, prioritariamente, a prática artística de Paulo Plínio diante dos eventos, a natureza da formação espiritual do poeta e o objeto de sua indagação – a linguagem. É um texto contemporâneo, sob a ótica da estilística e da semiologia, que a Editora, com muito orgulho, entrega à comunidade.

Paulo Plínio surgiu na literatura paraense entre os anos de 1940 e 1950. Seus primeiros poemas foram publicados no Suplemento Arte-Literatura, do Jornal Folha do Norte e nas revistas “Novidade” e “Terra Imatura”. O poeta parte de uma visão meditativa e transfiguradora do real, à semelhança dos grandes poetas românticos, sobretudo, de Rimbaud, que procuravam apreender, por meio da linguagem, aquilo que o mundo contém de mítico, místico, obscuro e inefável.

Célia afirma que “o texto de Paulo Plínio é sempre (des)-velador de algo que pode estar dentro ou fora da própria realidade. Essa revelação ou (re)-velação nos é transmitida por meio de uma prática, a da escritura, a qual abarca o exercício de uma atividade voluntária e deformadora de tudo o que nos envolve”.

“Nossa intenção é proceder a uma leitura em que os poemas de Paulo Plínio sejam interpretados não como códigos estáveis, conhecidos, estereotipados, mas como textos suscitadores, sempre, de outra escritura mental feita pelo leitor, pois, como escritura, possuem, também, um caráter único, autorreferencial, oferecendo ao leitor a marca e o gozo dos textos verdadeiramente literários”, explica a professora.

Consciente de que o ser humano é livre para fabricar e manipular representações, atribuindo-lhes valores de acordo com sua própria vontade, Paulo Plínio cria e enriquece símbolos que, por sua vez, sublinearmente ou não, já representavam outros símbolos. Desse modo, para qualquer direção que o leitor volte os olhos encontrará um tecido não acabado, mas em constante processo de simbolização.

Por meio de um criterioso e acurado trabalho, Célia Coelho Bassalo divulga, com brilho e originalidade, a obra do poeta, assim contribuindo para que todos desfrutem do talento deste escritor de mérito reconhecido e incontestável, de aguda sensibilidade e de concisa e delicada linguagem.
“Três sentidos fundamentais na obra de Paulo Plínio Abreu” será lançado com a obra de Plínio “Poesia”, neste mês, em evento comemorativo coorganizado pelo Instituto de Letras e Comunicação.

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