tudo agora é Sertão

tudo agora é Sertão Ciro Gonçalves


Compartilhe


tudo agora é Sertão





A observação poética de manifestações do Sertão, no campo e na cidade, move a escrita de Ciro Gonçalves, em seu primeiro livro. Publicado pela negalilu editora, “tudo agora é Sertão” transita por fronteiras imaginárias e reais do cotidiano atravessado pela cultura regional, expressando afeto e crítica através da poesia.

É contemporânea sem nostalgia, a voz do caipira que nos conduz ao longo desta obra poética. Não há evocação de estereótipos do sertanejo folclórico, risível, exótico.

O confronto entre a preservação ambiental do Cerrado e o agronegócio já fica explícito na capa do livro, onde o poema “Monocultura I” − impresso em serigrafia − espalha a palavra “soja”, ocupando todo o espaço e “expulsando” o título de seu lugar de origem. Entre os 41 poemas publicados, batalhas silenciosas travadas entre Deus e o Diabo evocam o inspirador universo de Guimarães Rosa. “tudo agora é Sertão” também referencia Cora Coralina e Ferreira Gullar ao tratar de temas aparentemente “miúdos” para estruturar a construção de uma poesia existencial.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
tudo agora é Sertão

Similares


Resenhas para tudo agora é Sertão (1)

ver mais
Sertão em mim
on 17/6/23


Delícia de poesia do sertão com sertão. Me reconheci. Vi em mim ele. O sertão. Excelente livro do autor goiano.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Demas
cadastrou em:
09/08/2022 15:59:21
Demas
editou em:
09/08/2022 15:59:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR