Talvez eu ainda tenha que absorver a idade dessas garotas para conseguir avaliar o livro por completo, mas por enquanto vou ficar com a desculpa de que o enredo compensa tudo. A história criada por Kat Zhang é extremamente original e muito interessante, é claro que existem alguns problemas como a idade de Eva e Addie (elas são precoces demais, é muita responsabilidade para pouca idade) e a grande carga emocional dos personagens secundários.
"Um Dia Existimos" é o segundo livro de uma trilogia que apresenta uma grande evolução na escrita de Kat. Em alguns momentos fiquei realmente impressionado com a delicadeza com que a autora trabalha a questão "interior" de suas protagonistas. É interessante ver como Addie e Eva lidam com seus sonhos e desejos habitando o mesmo corpo. Não posso explorar muito os acontecimentos desse livro para não entregar spoilers do primeiro, uma vez que a minha missão é fazer com que vocês conheçam essas meninas incríveis.
A minha nota final para "Um Dia Existimos" é 3.5 e a minha justificativa para isso é: protagonistas fortes mas com problemas grandes demais para a sua idade. Elas tem 15 anos e carregam nas suas costas responsabilidades bem adultas, é esquisito entrar em contato com isso em alguns momentos. Confesso que é a primeira vez que isso me incomoda, é a primeira vez que leio um livro com um plano fundo distópico onde as protagonistas tem menos de dezesseis anos. Estaria eu sendo chato demais? pesquisar.
Dito isso: o livro tem muita treta, um pouco de romance, brigas entre Addie e Eva e uma surpresa linda no final.